Newsletter

Gaza-Oren-Main.jpg

Como chegamos aonde chegamos?

Janeiro 2024

Em seu artigo "How Gaza Became Israel's Unsolvable Problem" (traduzido ao português com exclusividade pela Academia Judaica), o ex-embaixador de Israel nos Estados Unidos Michael Oren revela detalhes sobre como e em que contexto surge o Hamas, até chegar a ser a ameaça do presente. 

O artigo original foi publicado em 7 de junho de 2021 (mas ainda muito atual), na revista eletrônica Mosaic (mosaicmagazine.org) e aqui reproduzido sob gentil permissão da Mosaic - uma publicação da Tikvah Fund (https://tikvahfund.org/).

foto-flotilha.jpeg

Êxtase e Amnésia na Faixa de Gaza

Novembro 2023

O artigo publicado pelo renomado analista político Shany Mor na revista Mosaic (mosaicmagazine.com) oferece uma visão singular e perturbadora do terrível episódio de 07 de Outubro de 2023.

O autor defende uma tese inovadora, na qual ele sustenta que o conflito entre israelenses e palestinos teve 3 pontos de inflexão fundamentais no passado, com os quais o 7 de outubro compartilha semelhanças significativas.

Nos últimos 75 anos, os palestinos receberam com euforia cada um dos estopins com Israel. Mas a cada vez, como Shany Mor escreve em seu ensaio deste mês, eles saíram deles com um profundo sentimento de vitimização e amnésia. 

De onde vem esse padrão e por que ele continua acontecendo? O que o padrão significa para a guerra de Israel contra o Hamas? A guerra levará a outro ciclo semelhante no futuro? Ou os palestinos podem reconhecer as verdadeiras causas de sua situação e trabalhar para resolvê-las?