Detalhes do Curso/Evento

R$ 240,00
Seguindo a série sobre Tefilá, este terceiro módulo abordará a estrutura da reza do Shabat, a perspectiva haláchica do texto, o que está no Sidur, por que está lá, o seu desenvolvimento e implicação disso com nossas vidas.

 Sinopse do curso 

Seguindo a série sobre Tefilá, este terceiro módulo abordará a estrutura da reza do Shabat, a perspectiva haláchica do texto, o que está no Sidur, por que está lá, o seu desenvolvimento e implicação disso com nossas vidas. 

 Dinâmica do curso

Aulas gravadas na área de estudante, com login e senha. 

Título e resumo de cada aula

Aula 1 | Estrutura, interpretação e alternativas às rezas de abertura - Psukei dezimrá | com o Rabino Rogério Cukierman

Aula 2 |  Estrutura interpretação e alternativas ao Shemá e suas bênçãos | com o Rabino Dr. Ruben Stersnchein

Aula 3 |  Estrutura, interpretação e alternativas às Amidot | com o Rabino Dr. Ruben Stersnchein

Aula 4 | Estrutura interpretação e alternativas à seção de leitura da Torá, Minchá e Havdalá

 

Política de descontos

Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

 *Descontos não acumulativos. 

A inscrição no curso garante o acesso às aulas interativas, em modo presencial ou online, e ao conteúdo gravado, ao longo de 180 dias após a última aula.

 

 

Professores:

 

Prof. Dr. Ruben Sternschein

Ruben Sternschein assumiu o rabinato da CIP em janeiro de 2008, após tê-lo exercido por uma década, em Barcelona, onde fundou e dirigiu a primeira comunidade judaica liberal da Espanha, e em Jerusalém por 4 anos. É bacharel em Educação e mestre em Filosofia Judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, e também mestre em Ciências Judaicas pelo Hebrew Union College, onde recebeu sua ordenação rabínica. É doutor em Filosofia Judaica pela USP, e dissertou em dezenas de universidades ibero-americanas. É professor visitante e pesquisador associado na USP e na UNIFESP. Foi selecionado como representante judaico para o grupo inter-religioso da UNESCO que desenvolveu o documento “Uma Ética Universal”. Atualmente, é representante da Confederação Israelita do Brasil para o diálogo inter-religioso. Lidera iniciativas civis religiosas antirracistas e em prol dos diretos humanos, especialmente da população em situação de rua.

Prof. Rogério Cukierman

Rogério Cukierman chegou ao rabinato por caminhos ecléticos. Formado em Administração de Empresas pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas, com mestrado em Economia pela Universidade de Tel Aviv, já trabalhou em banco de investimentos, jornal, consultoria estratégica e start-up de tecnologia. Durante sua formação rabínica, estudou no Hebrew Union College de Los Angeles (de onde recebeu um mestrado em Estudos Judaicos) e no Hebrew College em Boston (de onde recebeu sua ordenação rabínica e um mestrado em Educação Judaica). Nos Estados Unidos, foi diretor-executivo do Hillel da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, onde estruturou uma aliança de organizações judaicas para construir uma mikve e participou da fundação de um consórcio inter-religioso liberal. Em 2013 retornou ao Brasil, onde atuou como diretor da área judaica do Colégio I. L. Peretz em São Paulo e como coordenador-geral de Cultura Judaica da Escola Eliezer Max no Rio de Janeiro. É pai da Tali e do Yoni.

Profa. Tamara Schagas

Tamara Schagas nasceu na Argentina e chega a São Paulo depois de quase duas décadas vivendo em Israel, onde cursou a graduação em Estudos Judaicos e o mestrado em Educação Judaica, ambos na Universidade Hebraica de Jerusalém. Antes de iniciar o curso de rabinato no Hebrew Union College de Jerusalém, a rabina Tamara já estava vinculada ao mundo judaico liberal, tendo atuado como coordenadora de juventude e jovens adultos da World Union for Progressive Judaism (WUPJ), inicialmente para a América Latina, Espanha e Itália e, em seguida, para Israel. Sua experiência rabínica é bastante diversa e internacional, incluindo a comunidade Jueva Atid, em Barcelona, o Temple Israel, na Cidade do Cabo, e a comunidade Kol HaNeshama, em Jerusalém, onde coordenou as atividades de Justiça Social. Mais recentemente, atuou como Diretora-Assistente de Educação da organização “Rabinos pelos Direitos Humanos em Israel”.