Detalhes do Curso/Evento

R$ 300,00
Já pensou em como definir o judaísmo? Seu judaísmo? Quais são as 5 principais essências primordiais que contém tudo? Os 5 parâmetros frente aos quais poderíamos avaliar e caracterizar nosso judaísmo pessoal? Verificar em que medida somos judaicos e em que medida o judaísmo é bom além de ser nosso? Grandes pensadores, mestres, rabinos e rabinas fizeram esse esforço. Este curso apresentará as propostas mais famosas dos últimos tempos e elaborará uma nova. A partir dela se desenvolverão outros 5 elementos de cada um destes 5, e assim por diante, buscando trazer para os participantes da Academia Judaica o essencial de cada galho e de cada raiz da árvore judaica.

 

Dinâmica do curso

Aulas gravadas na área de estudante, com login e senha.

Título e resumo de cada aula

 Aula 1 | Fontes Essenciais
Sinopse: Literacy, estudo e fontes: as principais fontes textuais das quais emana e deve ser estudado o judaísmo, a filosofia e a mística, além da Torá e o Talmud.


 Aula 2 | Valores essenciais
Sinopse: Valores, ideias e crenças: muitas pessoas sustentam que o judaísmo não é apenas religião e sim valores. Poucos conseguem dizer quais são esses valores. Nesta aula, apontaremos a esses valores e porque poderíamos, ou não, chamá-los de judaicos, além de analisar o impacto dessa decisão.

 Aula 3 | Identificações essenciais
Sinopse: Emoções e atitudes: o judaísmo não é só textos, nem apenas ideias. É também entendido por atitudes, sentimentos de identificação e pertencimento e o vínculo com Israel. Analisaremos em que consistem e quais podem ser suas armadilhas.


 Aula 4 | Ações: pluralidade do fazer judaico
Sinopse: Práticas, tradições e costumes: Além de textos, ideias e sentimentos, existem ações práticas no coração do judaísmo. Elas se reduzem às tradições? A rituais? Veremos quais são, suas hierarquias, modos, oportunidades, limitações e tergiversações.


 Aula 5 | Religiosidades: caminhos da espiritualidade judaica
Sinopse: Espiritualidade judaica: ultimamente vêm se chamando com esse termo muitas práticas judaicas e não judaicas, espirituais e nem tanto. Aprofundaremos no entendimento do termo e a partir dele, veremos quais são as alternativas judaicas que não se reduzem à reza e à sinagoga.

 

Política de descontos

Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

 *Descontos não acumulativos.

A inscrição no curso garante o acesso às aulas interativas, em modo presencial ou online, e ao conteúdo gravado, ao longo de 180 dias após a última aula.

 

Sobre o Professor Ruben Sternschen

Ruben Sternschen é bacharel em Educação, mestre em Filosofia Judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, e também mestre em Ciências Judaicas pelo Hebrew Union College, onde recebeu sua ordenação rabínica. É doutor em Filosofia Judaica pela USP e professor visitante e pesquisador associado na USP e na UNIFESP.

Foi selecionado como representante judaico para o grupo inter-religioso da UNESCO que desenvolveu o documento “Uma Ética Universal”. Atualmente, é representante da Confederação Israelita do Brasil para o diálogo inter-religioso. Lidera iniciativas civis religiosas antirracistas e em prol dos direitos humanos, especialmente da população em situação de rua. Na sua atuação profissional, serve como rabino da Congregação Israelita Paulista e como reitor da Academia Judaica.