Detalhes do Curso/Evento

R$ 300,00
Muitos dizem “sou judeu\judia pelas ideias e os valores judaicos, independentemente da nascença”. Escolho, me identifico. Poucos conseguem definir quais são essas ideias e esses valores, o que faz com que sejam judaicos e o que muda que sejam judaicos ou não. Neste curso esclarecemos os critérios para identificar que um valor seja judaico ou não, a contribuição da condição judaica aos valores, e apontaremos as cinco categorias para organizar as múltiplas ideias judaicas e os múltiplos valores. Indicaremos os principais valores bem como suas fontes clássicas e contemporâneas e suas práticas.

Dia da semana e horário

Quintas-feiras, 19h30 às 21h

Dinâmica do curso

Aulas interativas on-line, ao vivo com o professor

Título e resumo de cada aula

11/05/2023 | Aula 1| Definições, critérios e a primeira categoria: valores em relação a valores, ideias e conteúdos. Método e postura. Como determinar que um valor é ou não judaico. Qual é o impacto da condição judaica de um valor. Valores em relação a valores: criticismo, pluralismo (particularismo x universalismo), dinamismo, tradicionalismo.

18/05/2023| Aula 2 | Valores em relação a si próprio. Transparência e autenticidade, esforço (iagati umatzati), aperfeiçoamento (teshuvá), a tensão entre se levar a sério e a leveza (lo alecha hamlacya ligmor). Estudo.

01/06/2023 | Aula 3 | Valores em relação ao próximo. Identificação x diferenciação com e de tudo e todos (Midrash hamatbeot, Adam hu olam katan). Empatia, amor ao próximo e ao estrangeiro, alteridade da Bíblia a Buber e Levinas. Liberdade.

15/06/2023 | Aula 4 | Valores em relação à sociedade: justiça, liberdade, aperfeiçoamento (Tikun). Rashuiot, família, política e liderança. Justiça e responsabilidade social.


22/06/2023| Aula 5 | Valores em relação ao mundo. Sustentabilidade: natureza, árvores, kashrut. Ishuvo shel olam. Monoteísmo cientificista e ético.

 

Política de descontos

Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

 *Descontos não acumulativos.

A inscrição no curso garante o acesso às aulas interativas, em modo presencial ou online, e ao conteúdo gravado, ao longo de 180 dias após a última aula.

 

 


Professor:

Dr. Ruben Sternschein

Ruben Sternschein assumiu o rabinato da CIP em janeiro de 2008, após tê-lo exercido por uma década, em Barcelona, onde fundou e dirigiu a primeira comunidade judaica liberal da Espanha, e em Jerusalém por 4 anos. É bacharel em Educação e mestre em Filosofia Judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, e também mestre em Ciências Judaicas pelo Hebrew Union College, onde recebeu sua ordenação rabínica. É doutor em Filosofia Judaica pela USP, e dissertou em dezenas de universidades ibero-americanas. É professor visitante e pesquisador associado na USP e na UNIFESP. Foi selecionado como representante judaico para o grupo inter-religioso da UNESCO que desenvolveu o documento “Uma Ética Universal”. Atualmente, é representante da Confederação Israelita do Brasil para o diálogo inter-religioso. Lidera iniciativas civis religiosas antirracistas e em prol dos diretos humanos, especialmente da população em situação de rua.