Detalhes do Curso/Evento

R$ 360,00
O sentido de Israel através da história e na atualidade. As utopias, os sonhos e as conquistas. Os desafios e as oportunidades. Os direitos, os deveres, os julgamentos, o futuro e nós.

Desconto de Lançamento: até 28/02/2022, você tem 15% de desconto com o cupom PROMO15
Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em central.atendimento@cip.org.br e os benefícios adicionais! *Descontos não acumulativos.

Sinopse do curso

O sentido de Israel através da história e na atualidade. As utopias, os sonhos e as conquistas. Os desafios e as oportunidades. Os direitos, os deveres, os julgamentos, o futuro e nós.

Dia da semana e horário

Segundas-feiras, 17h às 18h30

Dinâmica do curso

Aulas interativas on-line, ao vivo com o professor do curso nas datas abaixo. As aulas ficarão gravadas e o curso ficará disponível por 90 dias após a data da última aula.

 

Título e resumo de cada aula

07 de março | Aula 1: Israel? E isso, o que é?
Israel na civilização. Seu atraso entre as nações. Como o século 20 começou quatorze anos atrasado. Israel como Estado Judeu. Vale a pena falar de direitos históricos? Rashi volta a discutir com Bertrand Russell.

14 de março | Aula 2: Vamos viajar para o ano de 2040 para conhecer Israel
As utopias sionistas. O que George Eliot e Theodor Herzl escreveram antes de morrer? As conquistas de Israel reconsideradas. Quando, exatamente, o sionismo nasceu?

21 de março | Aula 3: Um século de guerra contra o “judeu dos países”
História de uma longa agressão. A questão palestina. A escandalosa venda de BDS pela ONU. Foi milagroso? Significado da Guerra dos Seis Dias.

28 de março | Aula 4: Que sentimentos Israel desperta em mim?
Os vários métodos do sionismo e as motivações. As diferenças abismais entre Martin Buber, Yosef Soloveitchik e Abraham Kuk.

04 de abril | Aula 5: Dois judeus, três opiniões
Uma crônica do costume judaico de polemizar. Os sionistas também começaram a lutar: Achad Ha'Am vs. Herzl; Jabotinsky vs. Weizmann.

11 de abril | Aula 6: "A insustentável leveza do ser” da diáspora
As várias posições possíveis sobre a relação de Israel com as comunidades judaicas. A pós-modernidade e os relativizadores permanentes.

Política de descontos

*Desconto de Lançamento: até 20/02/2022, você tem 30% de desconto com o cupom PRIMEIRATURMA.

*Entre 21/02/2022 e 28/02/2022, você tem 15% de desconto com o cupom PROMO15.

Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

*Descontos não acumulativos."

 

Nome do professor

Dr. Gustavo Perednik

CV do professor

Gustavo Daniel Perednik é autor de 20 livros e mais de mil artigos sobre judaísmo e modernidade. Suas palestras e conferências já foram apreciadas em mais de cem cidades de cinquenta países. É doutor em educação residente em Israel. Perednik se formou nas Universidades de Buenos Aires e Jerusalém. Completou seus estudos de doutoramento em Filosofia em Nova Iorque, tendo estudado também Humanidades em Sorbonne (França), San Marcos (Peru), Uppsala (Suécia) e D`var Yerushalayim Yeshiva. Em Israel, dirigiu o Programa Quadrienal da Universidade Hebraica e o Instituto para Líderes Jovens. Ele foi reconhecido como “outstanding lecturer” na Universidade Hebraica, onde lecionou em várias línguas.