Detalhes do Curso/Evento

R$ 360,00
O curso apresenta algumas das principais problemáticas da sociedade israelense ao longo de seus mais de 70 anos de existência sob o olhar do cinema israelense.


*Descontos não acumulativos. Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em academia@cip.org.br e os benefícios adicionais!

Sinopse do curso

O curso apresenta algumas das principais problemáticas da sociedade israelense ao longo de seus mais de 70 anos de existência sob o olhar do cinema israelense. O objetivo principal do curso em questão é aproximar o público brasileiro de problemáticas israelenses através do cinema. Entre as problemáticas abordadas está a própria observação do multiculturalismo atual da sociedade em questão em contraposição ao projeto Sionista de construção do Estado, onde se destacam as diferentes etnias presentes, o modus vivendi das comunidades ortodoxas, o papel da mulher, questões relativas à guerra como constante estrutural da sociedade israelense e a brecha nacional entre judeus e palestinos.
Como sabemos, as manifestações culturais são excelentes instrumentos para a compreensão de muitos dos movimentos e transformações pelos quais as sociedades passam. Acreditamos que o meio audiovisual é um excelente subsídio para compreender melhor uma realidade sobre a qual há muito interesse, mas, também, pouco conhecimento.  

Dinâmica do curso

Aulas gravadas na área de estudante, usando login e senha. 

Título e resumo de cada aula

 Aula 1 | A formação do Estado e sua evolução até os anos 1990
Aula introdutória: a narrativa Sionista construída e refletida no Cinema
Filme: Kedma de Amos Gitai

 Aula 2 |  Imigração e Multiculturalismo
Parte 1 da aula: Análise do filme Kedma
Parte 2 da aula: Contexto e problemática - Imigração e Multiculturalismo
Um Estado formado por imigrantes; as diferenças entre as diferentes etnias e seus conflitos; os mizrahim; a narrativa sionista e outras narrativas.
Filme: Salach Shabati de Efraim Kishon

 Aula 3 | Final do milênio e o século XXI – primeira parte
Parte 1 da aula: Análise do filme Salach Shabati
Parte 2 da aula: Contexto e problemática - Palestinos
A problemática israelo-palestina pós 1967
Filme: Paradise Now, de Hani Abu Assad

 Aula 4 |  Final do milênio e o século XXI – segunda parte
Parte 1 da aula: Análise do filme Paradise Now
Parte 2 da aula: Contexto e problemática – Ultra-ortodoxia
O multiculturalismo na tela: etíopes, russos e religiosos tornam-se personagens presentes na paisagem. O cinema de etnia: produções feitas por religiosos.
Filme: Einaim Pkuchot de Haim Tabakman

Aula 5 | Cidadania e democracia
Parte 1 da aula: Análise do filme Einaim Pkuchot
Parte 2 da aula: Contexto e problemática – Cidadania e Democracia
Um estado judaico e democrático: é possível? Cidadãos de diferentes etnias; as leis e sua abrangência: não existe constituição.
Filme: Bar Bahar de Maysaloun Hamoud

Aula 6 | Conclusões
Parte 1 da aula: Análise do filme Bar Bahar
Parte 2 da aula: uma visão geral da sociedade israelense no início do século XXI

 

Política de descontos

Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

*Descontos não acumulativos. 

A inscrição no curso garante o acesso às aulas interativas, em modo presencial ou online, e ao conteúdo gravado, ao longo de 180 dias após a última aula.

 

Nome do professor

Prof. Dr. Bruno Szlak

CV do professor

Formado em Engenharia Civil, Bruno Szlak é Mestre e Doutor pela área de Estudos Judaicos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Seu campo de pesquisa está relacionado com o cinema e televisão israelenses, notadamente na construção das imagens da ortodoxia religiosa judaica nestes veículos. Sua tese de doutorado tinha como tema principal a análise da série Shtisel, agora tão famosa por conta de sua veiculação em nível mundial pela Netflix.