Detalhes do Curso/Evento

R$ 240,00
O curso pretende discutir aspectos do pensamento de um dos maiores sociólogos da contemporaneidade, o pensador polonês de descendência judaica, nascido em Pozna em 1925, Zygmunt Bauman. Em parte importante de sua obra, ele discute como a modernidade se tornou volátil, efêmera, líquida e as consequências desta impermanência para as relações humanas em toda a sua dimensão. Antitotalitário radical, escreveu também sobre o Holocausto, Globalização e a necessidade de uma ética humanista para lidarmos com os desafios do mundo atual. Em tempos de liquidez e obsolescência, conhecer a filosofia de Bauman pode nos ajudar a refletir sobre a importância dos valores da tradição, dos hábitos e costumes, enfim, sobre a temporalidade humana em sua ampla dimensão: passado, presente e futuro.

Dia da semana e horário
Terças-feiras, 19h30 

Dinâmica do curso
Aulas interativas on-line em português, ao vivo com a professora

Título e resumo de cada aula 

Dia 30 de janeiro de 2024 | Aula 01 |  Quem foi Zygmunt Bauman? A vida como peregrinação

Neste primeiro encontro pretendemos, ao manusear as instigantes metáforas de Bauman do peregrino e do turista, o primeiro preocupado com as sensações a serem vividas, com a reflexão e a consideração do novo e o segundo, ansioso somente com a chegada e não com o percurso, aflito com a estética e o consumo da viagem, apresentar a rica e complexa vida e obra do pensador polonês. Desde a sua fuga da Polônia e seu refúgio em 1939 na União Soviética, a sua participação no Primeiro Exército Polonês, até a sua passagem pela Universidade de Tel-Aviv e pela Universidade de Leeds já na década de 1970. Veremos que possui uma produção bibliográfica com mais de 45 livros, entre eles clássicos como O mal-estar da Pós-Modernidade, Modernidade líquida, Modernidade e Holocausto Amor líquido.

 Dia 06 de fevereiro de 2024 | Aula 02 | A modernidade líquida: a volatilidade dos afetos humanos

Neste encontro iremos abordar um dos principais conceitos da filosofia de Bauman, a liquidez do mundo atual. Na sociedade pós-moderna, deixamos de lado as categorias de ordem, permanência, previsibilidade dos elementos sólidos e entramos no âmbito da fluidez, da volatilidade, da impermanência. A temporalidade acelerada dos dias de hoje não permite que nada mais se solidifique. Quais as consequências deste novo mundo para as relações humanas? Pensemos, por exemplo, na perda de vínculos, na fluidez das relações, na fragilidade dos laços afetivos.

 Dia 20 de fevereiro de 2024 | Aula 03 | Cegueira moral, redes sociais e a insegurança dos tempos atuais

Neste terceiro encontro pretendemos abordar a relação entre o mundo líquido, as redes sociais e a questão da solidão e da insegurança humanas. Afinal, se somos seres corporais, ou seja, sentimos, tocamos, ouvimos, e nossa vida sempre foi vivenciada com os outros, o âmbito do virtual irá nos trazer uma outra experiência. Bauman descreve que uma das formas a partir da qual é possível visualizar a fragilização dos vínculos é exatamente as relações virtuais. Ora, se a internet ampliou a nossa capacidade de comunicação de forma inédita, e consolida laços em grupos e comunidades, é, contudo, essa mesma tecnologia que está nos afastando cada vez mais do verdadeiro convívio com o outro.

 Dia 27 de fevereiro de 2024 | Aula 04 | Bauman, modernidade e Holocausto: dilemas do mundo líquido

Neste último encontro, iremos discutir alguns elementos da ética humanista de Baumann e nos perguntar quais os possíveis desdobramentos desta sociedade efêmera para o âmbito ético e político do humano. Seria possível a retomada de alguns valores ligados ao mundo sólido? Ou será que nos tornaremos meros sistemas gasosos?

 

 

Sobre a Professora

Luciana Zaterka tem graduação em química pela Universidade Mackenzie e mestrado em química orgânica pelo Instituto de Química da USP. Fez a graduação, o mestrado e o doutorado em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP). Fez o pós-doutoramento em História da Ciência pela PUC-SP. No mestrado em filosofia estudou aspectos da filosofia de F. Nietzsche e no doutorado pesquisou questões ligadas à filosofia moderna.

Atualmente é professora associada da Universidade Federal do ABC (UFABC) onde leciona sobre filosofia moderna, teoria do conhecimento e ética. Suas pesquisas estão voltadas tanto à filosofia moderna, como à filosofia da ciência. Possui dois livros publicados: A filosofia experimental na Inglaterra do século XVII (FAPESP/Humanistas) e Ensaios de História e Filosofia da Química (Ideias & Letras), além de inúmeros artigos e capítulos de livro publicados em revistas especializadas.

Ministra com regularidade cursos de extensão em torno de questões modernas e contemporâneas, dentre as quais: Espinosa e a teoria dos afetosNietzsche e o lugar da vontade, H. Arendt e a banalidade do mal.

 

 Política de descontos
Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis e os benefícios adicionais!

*Descontos não acumulativos.

A inscrição no curso garante o acesso às aulas interativas, em modo presencial ou online, e ao conteúdo gravado, ao longo de 180 dias após a última aula.