Detalhes do Curso/Evento

R$ 240,00
Embarque em uma viagem pela história de Jerusalém com a Academia Judaica! Nestes quatro encontros com a professora Flávia Fridman, viajaremos juntos pelas distintas camadas de Jerusalém, redescobrindo seus diferentes períodos históricos e os diversos povos que a habitaram. Por meio de vídeos, fotos, relatos e aplicativos, conheceremos Jerusalém por dentro. Esse curso surgiu a partir de passeios guiados pela professora em Jerusalém, como uma forma de contar suas histórias através de visitas por seus múltiplos espaços turísticos, históricos e arqueológicos. Sendo Jerusalém tão complexa, tão misteriosa e tão sagrada para tanta gente, ela atrai todo tipo de curiosos que formulam muitas perguntas. Em uma tentativa de responder a essa ânsia pela verdade, o curso "Viagem virtual à Jerusalém de todos os tempos" foi criado. Contudo, talvez ele traga ainda mais perguntas do que respostas... Para participar dessa jornada no tempo inscreva-se no site: academiajudaica.org

Dia da semana e horário

Domingos, 16h às 17h30

Dinâmica do curso

Aulas interativas on-line, ao vivo com a professora

Objetivos do curso

- Conhecer a história de Jerusalém através de passeios aos lugares mais visitados da cidade, e aos menos visitados também.

- Montar o quebra-cabeça de Jerusalém mesclando o conhecimento de tradições com fontes históricas e arqueológicas.

- Refletir sobre a importância de Jerusalém para as 3 grandes religiões monoteístas, como isso afetou e afeta até hoje a constituição da cidade.

- Entender a complexidade religiosa e político-geográfica de Jerusalém. Ao mesmo tempo que o mosaico de religiões e culturas que compõem a cidade a tornam fascinante, ele
dificulta a convivência pacífica de seus habitantes.

- A paz em Jerusalém é possível? Olhar para o passado com olhar crítico e repensar nossos passos para o futuro.

Título e resumo de cada aula

07/05/2023| Aula 1 | De Davi à Destruição do Primeiro Templo

14/05/2023 | Aula 2 | Do Retorno a Tsión à Aelia Capitolina

21/05/2023 | Aula 3 | Período Bizantino, Muçulmano, Cruzados, Aiúbidas, Mamelucos

28/05/2023| Aula 4 | Período Otomano, Mandato Britânico, Estado de Israel


Sinopse

“Às margens dos rios da Babilônia, nos sentávamos e chorávamos, lembrando de Tsión. Sobre seus salgueiros, penduramos nossas harpas, pois os que nos capturaram nos
exigiam canções, e nossos atormentadores pretendiam que os alegrássemos, dizendo: ’Cantai para nós algum dos cânticos de Tsión’. Como poderíamos entoar o cântico do
Eterno em terra estranha? Se eu me esquecer de ti ó Jerusalém, que perca minha destra a sua destreza!” (Salmos 137:1-5)


Jerusalém, uma cidade sagrada para judeus, o coração de Israel, onde a pedra fundamental da criação do mundo se encontra. Local em que foram erguidos o primeiro e o segundo
Templo de D’us, onde a presença divina nunca deixou de habitar. “Jesus disse a seus discípulos: ‘Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e, no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso. Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade (Jerusalém), até que sejais revestidos da força do alto’. Então Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia (Monte das Oliveiras). Ali ergueu as mãos e abençoou-os. Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria. E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus.” (Lucas 24:46-53)


Jerusalém, uma cidade sagrada para cristãos, onde Jesus foi crucificado, sepultado e ressuscitou. Em suas cercanias, ascendeu aos céus com a promessa de retornar no fim dos
dias. “Glorificado seja Aquele que, durante a noite, transportou o Seu servo (Maomé), tirando-o da Sagrada Mesquita (em Meca) e levando-o à Mesquita de Al-Aqsa (em Jerusalém), cujo recinto bendizemos, para mostrar a ele alguns dos Nossos sinais. Sabei que Ele é o Oniouvinte, o Onividente.” (Alcorão 17:1)

Jerusalém, uma cidade sagrada para muçulmanos, na qual Maomé fez uma jornada noturna aos céus, e recebeu de Alla o comando de rezar cinco vezes ao dia. Sendo Jerusalém esta cidade tão sagrada para as três maiores religiões monoteístas, ao longo de sua história, foi palco de inúmeras batalhas, conquistas e derrotas, as quais configuraram o seu aspecto. Construções, destruições, escavações e restaurações. Sinagogas, igrejas, mesquitas e lugares sagrados. Neste curso viajaremos juntos pelas distintas camadas de Jerusalém,  redescobrindo seus diferentes períodos históricos e os diversos povos que a habitaram. Por meio de vídeos, fotos, relatos e aplicativos conheceremos Jerusalém por dentro.
Esse curso surgiu a partir de passeios guiados pela professora em Jerusalém, como uma forma de contar suas histórias através de visitas por seus múltiplos espaços turísticos, históricos e arqueológicos. Sendo Jerusalém tão complexa, tão misteriosa e tão sagrada para tanta gente, ela atrai todo tipo de curiosos que formulam muitas perguntas. Em uma tentativa de responder a essa ânsia pela verdade, o curso " Viagem virtual à Jerusalém de todos os tempos" foi criado.
Contudo, talvez ele traga ainda mais perguntas do que respostas...

 

Dicas de documentários

Incrível modelo de Jerusalém da época de Jesus!

 

https://www.youtube.com/watch?v=E4nGWgqlvQE
Going back to the days of the Second Temple - The archeological finds of Davidson Center, Jerusalem

https://www.youtube.com/watch?v=P6QpfjRvhY4
Estrada de peregrinação de Jerusalém com o Ministério de Relações Exteriores de Israel


https://www.youtube.com/watch?v=NULJCEC8IB4

Neemias - Da Pérsia a Jerusalém - Um diário pessoal

 

https://www.youtube.com/watch?v=c_zF3EyHBgc

 

Política de descontos

Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

 *Descontos não acumulativos.

A inscrição no curso garante o acesso às aulas interativas, em modo presencial ou online, e ao conteúdo gravado, ao longo de 180 dias após a última aula.

 

 


Professora:

Flávia Fridman

Flávia Fridman Nesharim atua como guia de turismo licenciada pelo Ministério do Turismo de Israel. Formada em História do Povo Judeu e Estudos Judaicos pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Em 2013 recebeu o prêmio de excelência do seu curso universitário. Paulistana frequentadora da CIP, fez aliá em 2012 e desde então vive em Jerusalém.