Detalhes do Curso/Evento
O curso
Analisaremos como fragmentos de textos bíblicos, litúrgicos e tradições judaicas foram incorporados e reinterpretados nas poesias criadas após o 7 de outubro. Esses elementos não apenas conectam a experiência contemporânea com a rica herança cultural e espiritual do judaísmo, mas também oferecem uma lente única através da qual a tragédia é compreendida e abordada. O curso discutirá como esses traços judaicos – tanto em forma quanto em conteúdo – ajudam a dar sentido ao sofrimento e a criar uma narrativa que ressoa profundamente com a identidade e a experiência coletiva dos judeus em Israel e no mundo.
Os participantes terão a oportunidade de explorar e refletir sobre como a tradição e a inovação se entrelaçam na poética da resiliência, proporcionando uma compreensão mais rica da capacidade da poesia de organizar a experiência, denunciar injustiças e oferecer uma forma de cura. Ao final do curso, você terá uma visão abrangente de como a poesia pode atuar como um poderoso veículo de expressão e superação, ancorado na rica tapeçaria cultural e espiritual do judaísmo.
Dia da semana e horário
Segundas-feiras, 19h30
Dinâmica do curso
Aulas interativas on-line em português ao vivo com a professora.
Título e resumo de cada aula
Dia 16 de setembro de 2024 | Aula 01 | Segurança e vulnerabilidade
Dia 23 de setembro de 2024 | Aula 02 | Impotência e heroísmo
Dia 30 de setembro de 2024 | Aula 03 | Caos e esperança
Dia 14 de outubro de 2024 | Aula 04 | Guerra e paz
Sobre a Professora
Kelita Cohen foi ordenada rabina em 2023 pelo Instituto Rabínico Reformista (IRR, Argentina). Psicóloga clínica com especialização em Saúde Mental, concluiu em 2018 seu doutorado em Psicologia, com ênfase em Processos de Desenvolvimento Humano e Educação (UnB). Sua atuação como pesquisadora no Laboratório de Psicologia Cultural da UnB resultou em importantes contribuições sobre a subjetividade juvenil e processos de transição no curso de vida, vivenciados em contextos de vulnerabilidade social.
Atuou no campo da socioeducação com jovens em cumprimento de medida privativa de liberdade; pesquisou e publicou artigos e capítulos de livros sobre igualdade racial, equidade de gênero, violência e privação de liberdade, construção de autonomia juvenil, relação entre percepção de risco e comportamento, além de uma recente publicação sobre discurso de ódio contra mulheres encontrados em textos canônicos de diferentes tradições religiosas. Investiga temas que se situam na interface da psicologia com o judaísmo.
Bolsista Capes ao longo de toda sua formação acadêmica, é tradutora juramentada de espanhol, aprovada em concurso público desde 2012; fellow em programas de liderança feminina e comunitária (Conib / Insper, 2014; NGF / MFJC, 2016, WUPJ, 2017; WRJ, 2018) e alumni em programas espiritualidade judaica (Conservative Yeshiva, 2018) e reciclagem rabínica (Shalom Hartman Institute of Jerusalem, 2019/2020). Diretora executiva da Academia Judaica da CIP, ocupa profissionalmente essa posição desde 2021, além de participar na diretoria voluntária da UJR-AmLat como diretora de conteúdo na gestão 2024-25. Sua atuação como gestora possui sustentação acadêmica, através de um MBA em Gestão Profissional de Projetos Internacionais (FGV / University of California, Irvine, 2010).
Mora atualmente em São Paulo com o marido e dois filhos.
Política de descontos
Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis e os benefícios adicionais!
*Descontos não acumulativos.
A inscrição no curso garante o acesso às aulas interativas, em modo presencial ou online, e ao conteúdo gravado, ao longo de 180 dias após a última aula.