Detalhes do Curso/Evento

R$ 180,00
Você economiza:
R$ 180,00
INSCRIÇÕES GRATUITAS. Como chegamos até aqui? E o que temos pela frente? Por que temos todos que ser sionistas? O que torna esta luta diferente de outras lutas nacionais? Como a teologia se reacomoda frente a grandes tragédias? A Academia Judaica oferece uma série especial de 3 encontros com foco em valores e estratégias judaicas em tempos de terror.

Sinopse

Na manhã de 7 de outubro, o dia começou sombrio. Terror... perplexidade... assombro. Que desafios culturais, éticos, espirituais, políticos e militares enfrentaremos? Como pensar, sentir, discutir, iluminar e fortalecer nossa identidade judaica, sionista e humanista mediante as múltiplas narrativas em torno da existência de Israel?

A Academia Judaica te convida a refletir de forma conjunta, lúcida, e à luz dos valores judaicos que nos definem, quais são os caminhos e estratégias possíveis para seguirmos em frente.

Esta série de 3 encontros analisará o Sionismo como a última fronteira entre a civilização e a barbárie. O Humanismo também será abordado, comparando contextos e estratégias de outros povos e etnias frente a situações limítrofes existenciais. Por fim aprofundaremos a análise sobre o fanatismo, sua relação com as narrativas religiosas e a própria tradição teológica judaica diante do que não podemos explicar.

 

Programação:

 Humanismo | O conflito: onde está a carroça e onde estão os bois? | Raul Gottlieb

Israel está em guerra. O que torna esta luta diferente de outras lutas nacionais? Em que se assemelha e em que difere esta, do Apartheid, na África do Sul, ou da Resistência Timorense? Neste segundo encontro, Raul Gottlieb nos convida a refletir e a discutir sobre como diferentes culturas e visões de mundo lidam com o nacionalismo.

Judaísmo | Onde estava Deus em 7 de outubro? | Ruben Sternschein

Como a teologia se reacomoda frente a grandes tragédias? Que ferramentas o judaísmo pode nos proporcionar para lidar com acontecimentos que desafiam nossa racionalidade e põem à prova nossa resiliência e nossa fé?

 Sionismo | Por que todos devemos ser sionistas? | Einat Wilf e Mario Fleck

"Temos todos que ser sionistas". Com esse título, a Dra. Einat Wilf, escritora e ex deputada israelense, compilou uma série de artigos alinhavando as origens dos conflitos entre o mundo árabe e Israel. O massacre de 7 de outubro, estopim de uma nova guerra gigante na região, trouxe à tona a agenda de destruição irracional do islamismo radical não apenas contra Israel o o povo judeu, mas contra todo o mundo civilizado. Nesse novo contexto da humanidade, o sionismo se revela como a ultima fronteira entre a civilização e barbarie. Nesta sessão com Dra. Wilf, a Academia Judaica traz uma das melhores analises sobre a origem da questão e as razões pelas quais precisamos todos ser sionistas. [Encontro com interpretação simultânea]

*Este encontro é dedicado por Mário Fleck à abençoada memória do seu avô Mendel Goldwass.

 

Informações úteis:

 ✔ É possível assistir aos conteúdos gravados na plataforma Vimeo.

✔ Cada encontro será dedicado a uma temática: Sionismo, Humanismo e Judaísmo.

✔ As inscrições são gratuitas e estão abertas no site da Academia Judaica. Nesse contexto, nos unimos à campanha de emergência do Fundo Comunitário Keren Hayesod, que está fazendo um trabalho vital para fornecer ajuda psicológica, apoio financeiro e segurança às pessoas afetadas. Estimulamos os participantes a fazerem uma doação. Saiba como abaixo:

Campanha de emergência do Fundo Comunitário Keren Hayesod

Doe agora!
Banco Safra
CNPJ: 10.519.935/0001-32
Agência: 0097
Conta Corrente: 028753-4
Pix: 11994175638

Contribua e faça diferença, sua generosidade pode ajudar a aliviar o sofrimento de diversas vítimas em Israel.

 

✔ A inscrição no curso garante o acesso às aulas interativas, em modo presencial ou online, e ao conteúdo gravado, ao longo de 180 dias após a última aula.