Detalhes do Curso/Evento

R$ 240,00
Este é o primeiro módulo do curso que introduz o eixo Tefilá, com duração de 1 ano. É um curso dirigido a morim e madrichim, mas também aberto ao público. (Sinopse na íntegra abaixo)


Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em academia@cip.org.br e os benefícios adicionais! *Descontos não acumulativos.

Sinopse do curso

Por que rezamos? Com quem falamos? Como rezamos?


Neste curso, faremos uma viagem pela história da reza, conhecendo sua teologia, literatura e musicalidade.
Veremos como o nosso sidur foi formado e as diferenças que há em relação a outros sidurim.
Conheceremos a estrutura da reza e trabalharemos juntos para uma escrita criativa da tefilá.

Dia da semana e horário

Quintas-feiras, 19h30 às 21h00

Dinâmica do curso

Aulas interativas on-line, ao vivo com os professores, Modelos de Sidurim e rezas alternativas - com Rabino Rogério Cukiermano curso nas datas abaixo. 

 

Título e resumo de cada aula

03 de novembro | Aula 1: Modelos teológicos - com Rabino Dr. Ruben Sternschein

10 de novembro | Aula 2: Modelos de Sidurim e rezas alternativas - com Rabino Rogério Cukierman

17 de novembro | Aula 3: Escrita criativa de rezas alternativas - workshop com Rabina Tamara Schagas

24 de novembro | Aula 4: Estrutura da reza - com Rabino Dr. Ruben Sternschein

 

Política de descontos

Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

*Descontos não acumulativos.

 

 

Professores:

Prof. Dr. Ruben Sternschein

Ruben Sternschein assumiu o rabinato da CIP em janeiro de 2008, após tê-lo exercido por uma década, em Barcelona, onde fundou e dirigiu a primeira comunidade judaica liberal da Espanha, e em Jerusalém por 4 anos. É bacharel em Educação e mestre em Filosofia Judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, e também mestre em Ciências Judaicas pelo Hebrew Union College, onde recebeu sua ordenação rabínica. É doutor em Filosofia Judaica pela USP, e dissertou em dezenas de universidades ibero-americanas. É professor visitante e pesquisador associado na USP e na UNIFESP. Foi selecionado como representante judaico para o grupo inter-religioso da UNESCO que desenvolveu o documento “Uma Ética Universal”. Atualmente, é representante da Confederação Israelita do Brasil para o diálogo inter-religioso. Lidera iniciativas civis religiosas antirracistas e em prol dos diretos humanos, especialmente da população em situação de rua.

Prof. Rogério Cukierman

Rogério Cukierman chegou ao rabinato por caminhos ecléticos. Formado em Administração de Empresas pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas, com mestrado em Economia pela Universidade de Tel Aviv, já trabalhou em banco de investimentos, jornal, consultoria estratégica e start-up de tecnologia. Durante sua formação rabínica, estudou no Hebrew Union College de Los Angeles (de onde recebeu um mestrado em Estudos Judaicos) e no Hebrew College em Boston (de onde recebeu sua ordenação rabínica e um mestrado em Educação Judaica). Nos Estados Unidos, foi diretor-executivo do Hillel da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, onde estruturou uma aliança de organizações judaicas para construir uma mikve e participou da fundação de um consórcio inter-religioso liberal. Em 2013 retornou ao Brasil, onde atuou como diretor da área judaica do Colégio I. L. Peretz em São Paulo e como coordenador-geral de Cultura Judaica da Escola Eliezer Max no Rio de Janeiro. É pai da Tali e do Yoni.

Profa. Tamara Schagas

Tamara Schagas nasceu na Argentina e chega a São Paulo depois de quase duas décadas vivendo em Israel, onde cursou a graduação em Estudos Judaicos e o mestrado em Educação Judaica, ambos na Universidade Hebraica de Jerusalém. Antes de iniciar o curso de rabinato no Hebrew Union College de Jerusalém, a rabina Tamara já estava vinculada ao mundo judaico liberal, tendo atuado como coordenadora de juventude e jovens adultos da World Union for Progressive Judaism (WUPJ), inicialmente para a América Latina, Espanha e Itália e, em seguida, para Israel. Sua experiência rabínica é bastante diversa e internacional, incluindo a comunidade Jueva Atid, em Barcelona, o Temple Israel, na Cidade do Cabo, e a comunidade Kol HaNeshama, em Jerusalém, onde coordenou as atividades de Justiça Social. Mais recentemente, atuou como Diretora-Assistente de Educação da organização “Rabinos pelos Direitos Humanos em Israel”.