Detalhes do Curso/Evento

R$ 360,00
Neste curso vamos explorar algumas questões fundamentais sobre a natureza do judaísmo nos últimos dois séculos. O que significa ser judeu? Qual é a natureza do judaísmo? É uma fé, uma etnia, uma nacionalidade, uma raça? Por meio de um diálogo aberto e construtivo, vamos analisar os principais processos e tendências que definem o mundo judaico de hoje. (Sinopse na íntegra abaixo)


Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em academia@cip.org.br e os benefícios adicionais! *Descontos não acumulativos.

Sinopse do curso

Neste breve curso vamos explorar algumas questões fundamentais sobre a natureza do judaísmo nos últimos dois séculos, que ainda são relevantes para as discussões contemporâneas. O que significa ser judeu?
Qual é a natureza do judaísmo? É uma fé, uma etnia, uma nacionalidade, uma raça? Por que ocorreram mudanças no mundo judaico tradicional? e; quais foram as discussões e polêmicas que redefiniram a agenda do judaísmo contemporâneo?
Por meio de apresentações e leituras de textos relevantes, vamos gerar um diálogo aberto e construtivo para entender os principais processos e tendências que definem o mundo judaico de hoje.
 

Dinâmica do curso

As aulas estão gravadas na área de estudante, usando seu login e senha. 

Título e resumo de cada aula

 Aula 1 | O que nos define como judeus - religião, etnia, raça, nacionalidade?

 Aula 2 | Quem foi o primeiro judeu moderno: Spinoza ou Mendelsshon?

 Aula 3 | Judaísmos e modernidades: o século 19 e novas respostas religiosas

 Aula 4 | Judaísmos e modernidades: o século 19 e novas respostas nacionais

Aula 5 | Judaísmos e modernidades: o século 20 entre a violência e a utopia

 Aula 6 | O novo mapa do judaísmo no século XXI

 

Política de descontos

Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

 *Descontos não acumulativos.

 A inscrição no curso garante o acesso às aulas interativas, em modo presencial ou online, e ao conteúdo gravado, ao longo de 180 dias após a última aula.

Nome do professor

Prof. Dr. Daniel Fainstein

CV do professor

Daniel Fainstein é reitor e professor de Estudos Judaicos na Universidad Hebraica do México.
Completou a sua formação acadêmica com distinção nas universidades de Buenos Aires, na Universidade Hebraica de Jerusalém e na Universidade Nacional Autónoma do México, onde obteve o seu doutoramento em Ciências Políticas e Sociais.
Seus estudos rabínicos tiveram lugar no seminário rabínico latino-americano "M. T. Meyer" e se especializou em educação e filosofia judaica no "Jerusalem Fellows Program" do Mandel Center.
Foi reitor do Seminário Rabino Latino-americano "M.T. Meyer", diretor do Conselho Central de Educação Judaica da República Argentina e professor visitante e conselheiro em instituições acadêmicas e educacionais na América Latina, Europa, Israel e Estados Unidos.
Os seus interesses de pesquisa e ensino incluem o pensamento judaico e sua história intelectual, o mundo judaico contemporâneo e a sociologia da religião.
Entre suas publicações encontra-se uma obra em português, a saber, o livro Judaísmo, Direitos Humanos e Espiritualidade, em língua portuguesa. Uma biografia intelectual do rabino Marshall T. Meyer, Editora Shalom, São Paulo, 2013.