Detalhes do Curso/Evento

R$ 240,00
O curso explora as raízes do ódio antijudaico e seu desenvolvimento até a era  atual, analisando a imagem do judeu em diferentes períodos através de seus mitos e justificativas.  São enfocadas as principais expressões da judeofobia atual e várias hipóteses sobre suas causas.
Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em academia@cip.org.br e os benefícios adicionais! *Descontos não acumulativos.

 

Sinopse do curso 

O curso explora as raízes do ódio antijudaico e seu desenvolvimento até a era  atual, analisando a imagem do judeu em diferentes períodos através de seus mitos e justificativas.  São enfocadas as principais expressões da judeofobia atual e várias hipóteses sobre suas causas.

Dia da semana e horário

Quartas-feiras, 19h às 20h30

Dinâmica do curso

Aulas interativas on-line, ao vivo com os professores. 

Título e resumo de cada aula

01 de fevereiro | Aula 1: SINGULARIDADE E ORIGEM - Ódio antijudaico no contexto de outros ódios grupais (racismo, xenofobia). Modos de nomeálo e características distintivas: universalidade, obsessividade, profundidade, permanência, quimera, periculosidade. Várias linhas historiográficas sobre as raízes da judeofobia: helenismo ou cristianismo?

08 de fevereiro | Aula 2: CRISTIANISMO E IDADE MÉDIA - A narrativa do Novo Testamento da crucificação; ele decidiu A literatura do Adversus Judaeus. Práticas judeofóbicas durante a Idade Média. Da teologia ao direito. “Teologia da substituição”. O libelo de sangue.

15 de fevereiro | Aula 3: MODERNIDADE - Modelos modernos e mitos. O caso de Barruel e o Sinédrio de Napoleão. Os paradigmas francês e alemão. A “ciência” a serviço do ódio.

22 de fevereiro | Aula 4: JUDEOFOBIA HOJE - Auto-ódio judaico. O paradigma da conspiração russa. Cantonismo. Os Protocolos dos Sábios de Sião. Antissionismo e suas estruturas de ação. O paradigma americano. Teorias sobre a judeofobia: sociológica, psicológica e antropológica. Os meios para enfrentar a judeofobia.

 

Bibliografia

Robert Wistrich: Antisemitism – The Longest Hatred, Pantheon Books, 1991.

Gustavo Perednik: Judeofobia, Penguin-Sudamericana, 2018. 

Edward Flannery: Veintitrés siglos de antisemitismo, Paidós, 1974. 

León Poliakov: Historia del antisemitismo, Muchnik Editores, 1980. 

James Parkes: Antisemitismo, Editorial Paidós, 1965

 

 

Política de descontos

Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!


*Descontos não acumulativos. 

 

Professor:

Dr. Gustavo D. Perednik

Gustavo Daniel Perednik é autor de 20 livros e mais de mil artigos sobre judaísmo e modernidade. Suas palestras e conferências já foram apreciadas em mais de cem cidades de cinquenta países. É doutor em educação residente em Israel. Perednik se formou nas Universidades de Buenos Aires e Jerusalém. Completou seus estudos de doutoramento em Filosofia em Nova Iorque, tendo estudado também Humanidades em Sorbonne (França), San Marcos (Peru), Uppsala (Suécia) e D`var Yerushalayim Yeshiva. Em Israel, dirigiu o Programa Quadrienal da Universidade Hebraica e o Instituto para Líderes Jovens. Ele foi reconhecido como “outstanding lecturer” na Universidade Hebraica, onde lecionou em várias línguas.