Detalhes do Curso/Evento

R$ 300,00
Neste curso, o grande pensador e ativista judeu da modernidade Abraham Joshua Heschel (1907-1972) será estudado pelas lentes do grande especialista em Educação judaica pluralista e Direitos Humanos. (Sinopse na íntegra abaixo)


Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em academia@cip.org.br e os benefícios adicionais! *Descontos não acumulativos.

Sinopse do curso

Neste curso, o grande pensador e ativista judeu da modernidade Abraham Joshua Heschel (1907-1972) será estudado pelas lentes do grande especialista em Educação judaica pluralista e Direitos Humanos, o rabino Dr. Michael Marmur. Em cinco encontros, sua biografia e a relevância da sua obra e pensamento serão analisados quanto à sua relevância para nossos dias.

Dia da semana e horário

Quintas-feiras, 12h00 às 13h30

Dinâmica do curso

Aulas interativas on-line, ao vivo com os professores do curso nas datas abaixo. 

Prazo pra inscrição

 Você pode se inscrever até 13 de outubro de 2022 (data da última aula). As aulas ficarão gravadas e o curso ficará disponível por 90 dias após a data da última aula.

Título e resumo de cada aula

8 de setembro | Aula 1: A vida
Nesta sessão vamos contar a história da vida e dos tempos de Abraham Joshua Heschel (1907-1972), uma história que cobre Varsóvia, Vilna, Berlim, Londres, Cincinnati, Nova Iorque e muitos outros lugares. Vamos localizar Heschel em relação aos outros grandes pensadores e ativistas de sua época. Buscaremos responder à pergunta: até que ponto ele mudou como resultado das diferentes experiências e influências, e até que ponto a sua atitude e personalidade se mantiveram ao longo dos anos e continentes?

15 de setembro | Aula 2: A ação
Abraham Joshua Heschel foi um teólogo dos atos - para ele, isto incluiu a realização de rituais judaicos e o envolvimento no ativismo político e na melhoria social. Analisaremos esta notável combinação e inferir acerca da sua origem.

22 de setembro | Aula 3: A profecia e o Pathos
Talvez a ideia teológica mais persistente da Heschel seja o Pathos Divino. Veremos o que isto significa, com foco no papel central desempenhado pela profecia em sua visão e teologia.

29 de setembro | Aula 4: A reza
Heschel era um descendente de mestres hassídicos de grande centralidade e relevância, e esse legado é visível em suas atitudes em relação à oração, que era uma grande preocupação para ele. Examinaremos sua teologia da reza e levaremos em conta sua relevância.

13 de outubro | Aula 5: O Shabat
O breve trabalho de Heschel denominado O Shabat (1951) teve um grande impacto. Buscaremos entender por que o Shabat foi um tema tão importante em sua vida e obra.o

 

Política de descontos

Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

*Descontos não acumulativos.

 

 

Nome da professora

Rabino Dr. Michael Marmur

CV da professora

Dr. Michael Marmur é Professor Associado de Teologia Judaica no Campus do HUC-JIR em Jerusalém. Até julho de 2018, ele serviu como reitor do HUC-JIR, tendo sido anteriormente reitor do campus de Jerusalém. Nos últimos anos ele lecionou cursos de Teologia, Parashat Hashavua, Homilética e Educação Judaica Pluralista.

Nascido e criado na Inglaterra, o rabino Marmur concluiu o bacharelado em História Moderna na Universidade de Oxford antes de mudar-se para Israel em 1984. Enquanto estudava para um mestrado em História Judaica Antiga na Universidade Hebraica de Jerusalém, ele completou seus estudos no Programa Rabino de Israel do HUC-JIR/Jerusalém, sendo ordenado em 1992. Durante seis anos após sua ordenação, trabalhou como rabino e professor no Leo Baeck Education Center, em Haifa.


Atualmente ele é o Presidente do Conselho de Rabinos para os Direitos Humanos. Ele tem publicado vários artigos populares e acadêmicos. Ele é autor de Abraham Joshua Heschel and the Sources of Wonder (University of Toronto Press, 2016) e co-editor, juntamente com David Ellenson, do American Jewish Thought Since 1934, publicado pela Brandeis University Press em 2020.