Detalhes do Curso/Evento

R$ 360,00
Um curso inovador, que relaciona medicina e filosofia judaica medieval e seus reflexos nas visões modernas sobre psicologia e saúde mental. Ibn Gabirol desenvolve uma filosofia nada trivial, na qual a compreensão de saúde e doença darão lugar a métodos de cura sustentados na ética.


Desconto de lançamento: 30% com o cupom PROMO30, até 23/05/2022. *Descontos não acumulativos. Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em academia@cip.org.br e os benefícios adicionais!

Sinopse do curso

Como compatibilizar as teorias gregas sobre a alma e o pensamento judaico? Ibn Gabirol o faz ao desenvolver uma filosofia nada trivial, na qual a compreensão de saúde e doença darão lugar a métodos de cura sustentados na ética. Da fisiologia dos 5 sentidos do corpo, passando pelos 4 humores hipocráticos, Ibn Gabirol identificará 20 qualidades para a alma. Um curso inovador, que relaciona medicina e filosofia judaica medieval e seus reflexos nas visões modernas sobre psicologia e saúde mental.

 

Dia da semana e horário

Segundas-feiras, 19h30 às 21h

 

Dinâmica do curso

Aulas interativas on-line, ao vivo com o professor do curso nas datas abaixo. As aulas ficarão gravadas e o curso ficará disponível por 90 dias após a data da última aula.

 

Título e resumo de cada aula

6 de junho | Aula 1: Antecedentes no pensamento antigo

13 de junho | Aula 2: Teoria Humoral

20 de junho | Aula 3: Os humores na ética de Ibn Gabirol

27 de junho | Aula 4: Os sentidos na ética de Ibn Gabirol

4 de julho | Aula 5: Compreendendo as características da alma perante o judaísmo

11 de julho | Aula 6: “Pecado” como doença e “moralidade” como cura
 

Política de descontos

Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

*Descontos não acumulativos.

 

Nome do professor

Profa. Dra. Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo (UNIFESP)

CV do professor

Prof. Dra. Cecília Cavaleiro, professora de Filosofia Medieval Judaica do curso de Filosofia e Programa de Pós-graduação da UNIFESP; doutora em Ciências da Religião pela PUCSP com tese sobre Schlomo Ibn Gabirol, pós-doutorado em filosofia medieval. Pesquisadora líder do NUR – Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental. Atualmente é coordenadora do GT Filosofia da Religião da ANPOF e editora da Revista Brasileira de Filosofia da Religião.