Detalhes do Curso/Evento

R$ 200,00
Desde a sua criação, Israel tem enfrentado repetidas guerras, combates constantes, os processos de paz fracassados com os palestinos e a Síria, e até mesmo a paz "fria" com o Egito e a Jordânia. Como resultado, a segurança nacional tem estado na vanguarda da vida israelense por sete décadas. Israel tem respondido através da construção do estabelecimento nacional da segurança e pelo desenvolvimento de um estilo de tomada de decisão ímpar. Devido à grande importância do Oriente Médio, especialmente durante a Guerra Fria e da atual guerra ao terror, bem como as suas próprias circunstâncias únicas, Israel também se tornou um ator importante na arena internacional, muito além de seu tamanho territorial.

O curso 

O curso é organizado em duas partes. A primeira parte estabelece o contexto histórico e político contra o qual a política israelense contemporânea se pauta.

A segunda parte do curso centra-se em uma série de clivagens cruciais e debates dentro da sociedade israelense ao longo das linhas políticas, religiosas, étnicas e nacionais. Embora este curso não seja sobre os conflitos árabe-israelenses ou entre israelenses e palestinos, a sua influência sobre a política de Israel e da sociedade serão abordados.

Dia da semana e horário
Segundas-feiras às 19h

Dinâmica do curso
Aulas híbridas, em que o aluno pode optar por assistir presencialmente ou interativamente on-line, ao vivo com a professora 

Título e resumo de cada aula

  • Dia 01 de abril de 2024 | Encontro 01 | Israel e suas relações em perspectiva histórica
  • Dia 08 de abril de 2024 | Encontro 2 | Terrorismo: Hamas e Hezbollah
  • Dia 15 de abril de 2024 | Encontro 3 | Alianças no Oriente Médio: Acordos de Abraão e perspectivas futuras

Sobre a Professora

Doutora e mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Foi pesquisadora visitante do departamento de Peace and Conflict Management da Universidade de Haifa em Israel e do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP). Atualmente realiza pesquisa de Pós-Doutorado no IRI-USP e é também professora do curso de Relações Internacionais na Universidade de Sorocaba (UNISO). Professora no Insper. Pesquisa Processo Decisório, Análise de Política Externa, Teoria de Relações Internacionais, Instituições Israelenses, Identidade Israelense e Segurança Internacional. É filiada a Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), a Asociación Latinoamericana de Ciencia Política (ALACIP), a Latin American Studies Association (LASA) e da World Union of Jewish Studies. É pesquisadora do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES-UNESP).

Política de descontos
Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis e os benefícios adicionais!

*Descontos não acumulativos.

A inscrição no curso garante o acesso às aulas interativas, em modo presencial ou online, e ao conteúdo gravado, ao longo de 180 dias após a última aula.