Detalhes do Curso/Evento
Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em academia@cip.org.br e os benefícios adicionais! *Descontos não acumulativos.
Sinopse do curso
Neste mês de dezembro vamos celebrar juntos o centenário de Eliezer Ben Yehuda, pai do hebraico moderno!
Dinâmica do curso
Aulas gravadas na área de estudante, usando login e senha.
Título e resumo de cada aula
Aula 1 | O Renascimento do Hebraico Moderno, com o Prof. Dr. Damian Dzienciarsky, da Unicamp
Aula 2 | Curiosidades e belezas do Ladino, com a Profa. Dra. Suzy Gruss, da Bar Ilan University, Israel
Aula 3 | Curiosidades e belezas do Yidishe, com a Profa. Dra. Sônia Kramer, da PUC-Rio
Aula 4 | Inspirações filosóficas do hebraico, com o Rabino Dr. Ruben Sternschein, reitor da Academia Judaica
Política de descontos
Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!
*Descontos não acumulativos.
A inscrição no curso garante o acesso às aulas interativas, em modo presencial ou online, e ao conteúdo gravado, ao longo de 180 dias após a última aula.
Professores:Prof. Dr. Ruben Sternschein Ruben Sternschein assumiu o rabinato da CIP em janeiro de 2008, após tê-lo exercido por uma década, em Barcelona, onde fundou e dirigiu a primeira comunidade judaica liberal da Espanha, e em Jerusalém por 4 anos. É bacharel em Educação e mestre em Filosofia Judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, e também mestre em Ciências Judaicas pelo Hebrew Union College, onde recebeu sua ordenação rabínica. É doutor em Filosofia Judaica pela USP, e dissertou em dezenas de universidades ibero-americanas. É professor visitante e pesquisador associado na USP e na UNIFESP. Foi selecionado como representante judaico para o grupo inter-religioso da UNESCO que desenvolveu o documento “Uma Ética Universal”. Atualmente, é representante da Confederação Israelita do Brasil para o diálogo inter-religioso. Lidera iniciativas civis religiosas antirracistas e em prol dos diretos humanos, especialmente da população em situação de rua. Profa. Dra. Susy Gruss Dra. Susy Gruss nasceu em Buenos Aires em 1956 e imigrou para o Estado de Israel em 1977. Trabalhou como professora de hebraico no Departamento de Educação de Adultos do Ministério da Educação. Ela é graduada (PhD) pelo Departamento de Literatura do Povo Judeu da Universidade de Bar-Ilan. Ela trabalha como professora e pesquisadora no Instituto Salti para o estudo do Ladino, Universidade Bar-Ilán. Ele é membro da National Ladino Academy em Israel e membro correspondente da Royal Spanish Academy (RAE). Sua especialidade acadêmica é a literatura moderna escrita em judaico-espanhol. Publicou vários artigos sobre o gênero do romance judaico-espanhol, a imprensa judaico-espanhola publicada em Israel, o aprendizado do hebraico através da imprensa estrangeira e extensas monografias sobre escritores sefarditas contemporâneos: Michael Molho, Itzhak Ben Rubí, Esther Morguez Algranti e Judá Haim Hacohen Perahia. Seu livro Las novelas de Judá Haim Perahiá viu a luz do dia em Barcelona, Espanha, em 2020. Atualmente aborda novos campos de pesquisa: textos comparativos entre iídiche e ladino; a imagem da Guerra Civil Espanhola na imprensa judaico-espanhola; textos literários sobre o Holocausto nos Bálcãs
Profa. Dra. Sônia Kramer Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Jacobina (1975), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio (1981), Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), Pós-doutorado na New York University. É Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde coordena: o Curso de Especialização em Educação Infantil, o Curso de Pós-Graduação em Estudos Judaicos, o Grupo de pesquisa sobre Infância, Formação e Cultura (INFOC), o Curso Trajetórias Judaicas, realizado em convênio PUC-Rio e Museu de Arte do Rio/MAR; o Nucleo Viver com Yiddish que integra o Instituto de Altos Estudos em Humanidades da PUC-Rio; o Projeto de Pesquisa: "Mulheres que escreviam em Yiddish: memória, resistência e superação". Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental, infância, formação de professores, políticas públicas e educação, alfabetização, leitura e escrita, estudos judaicos. Desde 2016 atua em pesquisa, ensino e extensão com língua e cultura Yiddish, em particular música e literatura. Principais autores de estudo e reflexão são: Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin, Martin Buber, Paulo Freire, Leandro Konder e Hilton Japiassu, Kadja Molodowski, entre outras. Prof. Dr. Damian Dzienciarsky Professor Doutor Damian Dzienciarsky é formado em linguística pela Universidade de Tel Aviv, máster em língua hebraica na Universidade de Bar Ilan e Doutor em língua hebraica e cultura judaica pela Universidade de São Paulo. Há 25 anos que trabalha em cargos de gestão em escolas judaicas na Argentina e no Brasil, é professor no instituto de ensino da linguagem da Unicamp, coordenador da área judaica da escola israelita de Curitiba e assessor do ensino do hebraico como língua estrangeira em diferentes escolas da América latina.
|