Detalhes do Curso/Evento
Desconto de lançamento: 30% com o cupom PROMO30, até 23/05/2022. *Descontos não acumulativos. Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em academia@cip.org.br e os benefícios adicionais!
Sinopse do curso
O curso apresenta algumas das principais problemáticas da sociedade israelense ao longo de seus mais de 70 anos de existência sob o olhar do cinema israelense. O objetivo principal do curso em questão é aproximar o público brasileiro de problemáticas israelenses através do cinema. Entre as problemáticas abordadas está a própria observação do multiculturalismo atual da sociedade em questão em contraposição ao projeto Sionista de construção do Estado, onde se destacam as diferentes etnias presentes, o modus vivendi das comunidades ortodoxas, o papel da mulher, questões relativas à guerra como constante estrutural da sociedade israelense e a brecha nacional entre judeus e palestinos.
Como sabemos, as manifestações culturais são excelentes instrumentos para a compreensão de muitos dos movimentos e transformações pelos quais as sociedades passam. Acreditamos que o meio audiovisual é um excelente subsídio para compreender melhor uma realidade sobre a qual há muito interesse, mas, também, pouco conhecimento.
Dia da semana e horário
Terças-feiras, 19h30 às 21h00
Dinâmica do curso
Aulas interativas on-line, ao vivo com o professor do curso nas datas abaixo. As aulas ficarão gravadas e o curso ficará disponível por 90 dias após a data da última aula.
Título e resumo de cada aula
24 de maio | Aula 1 – A formação do Estado e sua evolução até os anos 1990
Aula introdutória: a narrativa Sionista construída e refletida no Cinema
Filme: Kedma de Amos Gitai
31 de maio | Aula 2 – Imigração e Multiculturalismo
Parte 1 da aula: Análise do filme Kedma
Parte 2 da aula: Contexto e problemática - Imigração e Multiculturalismo
Um Estado formado por imigrantes; as diferenças entre as diferentes etnias e seus conflitos; os mizrahim; a narrativa sionista e outras narrativas.
Filme: Salach Shabati de Efraim Kishon
7 de junho | Aula 3: Final do milênio e o século XXI – primeira parte
Parte 1 da aula: Análise do filme Salach Shabati
Parte 2 da aula: Contexto e problemática - Palestinos
A problemática israelo-palestina pós 1967
Filme: Paradise Now, de Hani Abu Assad
14 de junho | Aula 4: Final do milênio e o século XXI – segunda parte
Parte 1 da aula: Análise do filme Paradise Now
Parte 2 da aula: Contexto e problemática – Ultra-ortodoxia
O multiculturalismo na tela: etíopes, russos e religiosos tornam-se personagens presentes na paisagem. O cinema de etnia: produções feitas por religiosos.
Filme: Einaim Pkuchot de Haim Tabakman
21 de junho | Aula 5 – Cidadania e democracia
Parte 1 da aula: Análise do filme Einaim Pkuchot
Parte 2 da aula: Contexto e problemática – Cidadania e Democracia
Um estado judaico e democrático: é possível? Cidadãos de diferentes etnias; as leis e sua abrangência: não existe constituição.
Filme: Bar Bahar de Maysaloun Hamoud
28 de junho | Aula 6 – Conclusões
Parte 1 da aula: Análise do filme Bar Bahar
Parte 2 da aula: uma visão geral da sociedade israelense no início do século XXI
Política de descontos
Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!
*Descontos não acumulativos.
Nome do professorProf. Dr. Bruno Szlak CV do professorFormado em Engenharia Civil, Bruno Szlak é Mestre e Doutor pela área de Estudos Judaicos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Seu campo de pesquisa está relacionado com o cinema e televisão israelenses, notadamente na construção das imagens da ortodoxia religiosa judaica nestes veículos. Sua tese de doutorado tinha como tema principal a análise da série Shtisel, agora tão famosa por conta de sua veiculação em nível mundial pela Netflix. |