Detalhes do Curso/Evento

R$ 300,00
Este curso lançará luz sobre perfis psicológicos de mulheres que romperam com a hegemonia androcêntrica da formação social rabínica dos primeiros séculos desta era e tiveram suas histórias registradas no texto talmúdico. Sendo um texto escrito por homens, analisaremos quais partes do relato revelam algo sobre a essência dessas mulheres, e quais mostram a reação masculina a essas personalidades que não se sujeitaram ao lugar social que lhes era atribuído – o papel clássico das mulheres na literatura bíblica e logo na literatura rabínica, marcado sobretudo pela subordinação e dependência. Poucas mulheres – porém potentes – conseguiram fazer com que suas histórias fossem selecionadas pelos redatores, editores e compiladores do Talmud, com uma riqueza de detalhes tal que nos permite encontrar expressões, ora de romantismo, ora de erotismo, histórias de sedução e desejo, abnegação e poder, força e erudição, com participação ativa, e por isso ameaçadoras, nos espaços culturais de estudo da Torá. O que herdamos dessas mulheres? Como suas histórias podem iluminar nossas vidas e aprimorar nossas vivências judaicas?

 

Dia da semana e horário
Quintas-feiras às 19:30h

Dinâmica do curso
Aulas interativas on-line ao vivo com a professora

Título e resumo de cada aula

  • 21 de março de 2024 | Aula 01 | Bruria, a erudita

Por que comentaristas posteriores propuseram interpretações para difamar a mulher que fora proclamada no Talmud uma grande sábia? Será esta uma mensagem para desestimular outras mulheres que desejassem aprender a Torá? Afinal, qual é o destino reservado às mulheres que transgridem o papel que lhes é assignado pelo patriarcado?

  • 28 de março de 2024 | Aula 02 | Yalta, a temperamental

Que particularidades psicológicas fundamentam a atitude de Yalta frente ao comportamento de um hóspede desrespeitoso para com os seus anfitriões? Qual é o limiar entre ser sensível e ser violenta? Pode a liberdade em palavras e ações atribuídas a Yalta ser também uma estratégia de transgressão e resistência?

  • 04 de abril de 2024 | Aula 03 | Haruta, a libertina

Abstinência sexual versus prostituição. Desejo versus culpa. Como, sendo ela própria “Haruta” (libertação), pode ter atuado na liberação de si mesma das restrições legais e sociais que lhe eram impostas, e consequentemente, libertado também seu parceiro através de um ato libertino, moralmente questionável?

  • 11 de abril de 2024 | Aula 04 | Rachel, a provedora

O sacrifício pessoal de Rachel desempenhou um papel instrumental na ascensão de seu marido à proeminência ou terá sido a sua proatividade e apreço pela erudição e o estudo da Torá os principais motivadores? Quais podem ser as funções desses relatos no Talmud?

  • 18 de abril de 2024 | Aula 05 | Ima Shalom, a revolucionária

Ao ser perguntada por que seus filhos eram tão fisicamente atraentes, Ima Shalom respondeu que quando ela e seu marido se envolvem em relações sexuais, ele se comporta como se fosse “forçado por um demônio”. Como convivem a espiritualidade e a sexualidade nessa biografia única? Como uma mulher de luta, que desafiou a lei de privação de direitos das filhas, lida com suas conquistas e fracassos?

 

Sobre a Professora
Kelita Cohen foi ordenada rabina em 2023 pelo Instituto Rabínico Reformista (IRR, Argentina). Psicóloga clínica como especialização em Saúde Mental, concluiu em 2018 seu doutorado em Psicologia, com ênfase em Processos de Desenvolvimento Humano e Educação (UnB). Sua atuação como pesquisadora no Laboratório de Psicologia Cultural da UnB resultou em importantes contribuições sobre a subjetividade juvenil e processos de transição no curso de vida, vivenciados em contextos de vulnerabilidade social. Atuou no campo da socioeducação com jovens em cumprimento de medida privativa de liberdade; pesquisou e publicou artigos e capítulos de livros sobre igualdade racial, equidade de gênero, violência e privação de liberdade, construção de autonomia juvenil, relação entre percepção de risco e comportamento, além de uma recente publicação sobre discurso de ódio contra mulheres encontrados em textos canônicos de diferentes tradições religiosas. Investiga temas que se situam na interface da psicologia com o judaísmo. Bolsista Capes ao longo de toda sua formação acadêmica, é tradutora juramentada de espanhol, aprovada em concurso público desde 2012; fellow em programas de liderança feminina e comunitária (Conib / Insper, 2014; NGF / MFJC, 2016, WUPJ, 2017; WRJ, 2018) e alumni em programas espiritualidade judaica (Conservative Yeshiva, 2018) e reciclagem rabínica (Shalom Hartman Institute of Jerusalem, 2019/2020). Diretora executiva da Academia Judaica da CIP, ocupa profissionalmente essa posição desde 2021, além de participar na diretoria voluntária da UJR-AmLat como diretora de conteúdo na gestão 2024-25. Sua atuação como gestora possui sustentação acadêmica, através de um MBA em Gestão Profissional de Projetos Internacionais (FGV / University of California, Irvine, 2010). Mora atualmente em São Paulo com o marido e dois filhos.

Política de descontos
Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis e os benefícios adicionais!

*Descontos não acumulativos.

A inscrição no curso garante o acesso às aulas interativas, em modo presencial ou online, e ao conteúdo gravado, ao longo de 180 dias após a última aula.