Detalhes do Curso/Evento

R$ 240,00
O curso "Cinco Matriarcas do povo judeu. Mas não eram quatro?" tem 2 módulos. Este é o módulo I, o módulo II deve acontecer em fevereiro/2023. Inédito! Foco na arqueologia através dos textos bíblicos. (Sinopse na íntegra abaixo)


Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em academia@cip.org.br e os benefícios adicionais! *Descontos não acumulativos.

Sinopse do curso

Israel e suas 5 Matriarcas se trata de um estudo crítico de Gênesis e Rute.

Arqueologia através dos textos bíblicos, a Bíblia Hebraica está povoada de mulheres e repleta de expressões e metáforas relacionadas ao feminino. Elas refletem mais de uma visão de mundo que nos aproximam do pensamento oriental antigo, em que imagens de mulheres serviam às representações do sagrado, da relação entre humano e divino, de grandes alegrias, como o matrimônio e o ciclo natural da vida, e grandes desgraças, como a guerra.
No entanto, essa percepção ainda não encontra grande ressonância nas pesquisas acadêmicas sobre a Bíblia hebraica. É por isso que tais figurações ainda nos desafiam e interpelam.
Este é o primeiro módulo de um curso no qual estudaremos algumas das personagens mais expressivas da literatura bíblica: matriarcas e rainhas, de Israel e de outras nações.
Para nos aproximar do ideário multifacetado da literatura bíblica, empregaremos a abordagem da crítica literária microscópica (análise retórico-filológica, conhecida como close reading), que consiste em estudar minuciosamente os escritos em sua língua e linguagem originais, de modo a apreciar seus traços essenciais – muitos dos quais inacessíveis nas versões grega e latina e suas múltiplas traduções.
A ideia é capacitar os alunos a forjar uma relação de intimidade com o registro bíblico, aproximando-se, dessa forma, dos autores/editores bíblicos – sua intenção teológica, sua expressão literária e a visão de mundo que permeia os escritos sagrados que fundamentaram a cultura ocidental.
Estudada a nível do detalhe, a Bíblia Hebraica se revela uma literatura provocativa, que suscita mais perguntas do que respostas, principalmente quando aborda questões essencialmente humanas e coloca em relevo o labirinto das emoções das personagens.

Dia da semana e horário

Terças-feiras, 19h30 às 21h00

Dinâmica do curso

Aulas interativas on-line, ao vivo com os professores do curso nas datas abaixo. 

 

Título e resumo de cada aula

08 de novembro | Aula 1: Sara, a esposa-irmã e Agar, a serva-concubina.

(Leituras: Gênesis/Bereshit 11; 12; 16; 17: 15-22;
18; 20; 21; 23:3- 6; 25: 12-18)

22 de novembro | Aula 2: Rebeca: noiva-protótipo e  condutora de destinos.

(Leituras: Gênesis/Bereshit 24; 25: 19-28; 26: 6-12; 27)

29 de novembro | Aula 3: Raquel e Lea: sexualidade x fertilidade? 

(Leituras: Gênesis/Bereshit  29; 30: 1-25; 31: 17-35; 35: 16-20; Jeremias 31: 15-17 )

06 de dezembro | Aula 4: Rute e Naomi, mulheres valorosas. 

(Leituras: Livro de Rute)

 

Política de descontos

Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

*Descontos não acumulativos.

 

Nome da professora

Prof. Dra. Suzana Chwarts

CV da professora

Suzana Chwarts é professora livre-docente de Estudos Interdisciplinares da Bíblia Hebraica no Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e diretora do Centro de Estudos Judaicos da USP.
Estudou arqueologia bíblica e culturas do Oriente Médio antigo na Universidade Hebraica de Jerusalém e na Universidade de Tel Aviv, Israel.
Como arqueóloga bíblica, integrou a equipe da Universidade Hebraica de Jerusalém nas escavações da cidade portuária de Dor, Israel sob a orientação do Prof. Efraim Stern.


Autora dos livros:
- Uma Visão da Esterilidade na Bíblia Hebraica. Editora Humanitas, 2004.
- Via Maris: textos e contextos da Bíblia Hebraica. Editora Humanitas, 2014.


Organizadora de:
- Rimonim, Estudos Interdisciplinares da Bíblia Hebraica.Editora Recriar, 2022.