Detalhes do Curso/Evento

R$ 360,00
Ao longo do curso tentaremos compreender a criação da ultraortodoxia pós-Modernidade (Sinopse na íntegra abaixo)


Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em academia@cip.org.br e os benefícios adicionais! *Descontos não acumulativos.

Sinopse do curso

Ao longo do curso tentaremos compreender a criação da ultraortodoxia pós-Modernidade e a sua radicalização se a compararmos com a ortodoxia anterior à Emancipação dos judeus da Europa no século XVIII/XIX. Uma parte significativa do curso estará dedicada à ortodoxia israelense.

Dia da semana e horário

Terças-feiras, 19h30 às 21h

Dinâmica do curso

Aulas interativas on-line, ao vivo com os professores do curso nas datas abaixo. 

Prazo pra inscrição

 Você pode se inscrever até 13 de setembro de 2022 (data da última aula). As aulas ficarão gravadas e o curso ficará disponível por 90 dias após a data da última aula.

Título e resumo de cada aula

9/8 | Aula 1: O século XI, a Emancipação dos judeus na Europa e as respostas do judaísmo rabínico ao reformismo e às novas formas de identidade judaica: a construção da ortodoxia.
16/8 | Aula 2: A ortodoxia pós-Shoá em Israel: mudanças estruturais e ideológicas.
23/8 | Aula 3: O estabelecimento de novas autoridades dentro da ortodoxia: a importância do Rosh Yeshivá na radicalização da visão de mundo ortodoxa.
30/8 | Aula 4: As gerações nascidas na Europa e os ortodoxos nascidos em Israel: semelhanças e diferenças.
6/9 | Aula 5: Ortodoxia, política e coerção religiosa em Israel
13/9 | Aula 6: A dissidência da ortodoxia no Israel contemporâneo.

Política de descontos

Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

*Descontos não acumulativos.

 

 

Nome da professora

Profa. Dra. Marta F. Topel

CV da professora

Marta Topel é socióloga pela Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina; mestre em Sociologia e Antropologia pela Hebrew University of Jerusalem, Israel; e doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP. É Livre Docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP desde 2009; professora de Cultura Judaica, no Programa de Pós-Graduação em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas do Departamento de Línguas Orientais (FFLCH, USP). Seus temas de pesquisa giram em torno ao judaísmo contemporâneo, religião judaica, sionismo/pós-sionismo, sociedade israelense contemporânea, antropologia urbana e identidade étnica e etnicidade.