Detalhes do Curso/Evento

R$ 300,00
Jornada panorâmica pelas áreas judaicas e suas fontes. Como acessar o essencial delas para nós. Tanach, Talmud, Filosofia medieval, Filosofia moderna.

Desconto de Lançamento: até 28/02/2022, você tem 15% de desconto com o cupom PROMO15
Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em central.atendimento@cip.org.br e os benefícios adicionais! *Descontos não acumulativos.

Sinopse do curso

Jornada panorâmica pelas áreas judaicas e suas fontes. Como acessar o essencial delas para nós. Tanach, Talmud, Filosofia medieval, Filosofia moderna.

Dia da semana e horário

Terças-feiras, 19h30 às 21h

Dinâmica do curso

Aulas interativas on-line, ao vivo com os professores do curso nas datas abaixo. As aulas ficarão gravadas e o curso ficará disponível por 90 dias após a data da última aula.

Prazo pra inscrição

5 de abril de 2022

Título e resumo de cada aula

08 de março | Aula 1: Bases da Filosofia Judaica: Cinco Leituras, por Ruben Sternschein
Por que se aprofundar nos Estudos Judaicos? Quais são suas áreas e como funcionam? Como criar um diálogo com suas fontes que seja relevante para nós nos nossos tempos, no nosso cotidiano, e ao mesmo tempo autêntico a respeito do que elas dizem e calam? Continuidade e novidade da academia a respeito do que fora por oito anos o espaço "Desafios Contemporâneos do Pensamento Judaico".

15 de março | Aula 2: A Bíblia como Fonte do Judaísmo, por Suzana Chwarts
A Bíblia Hebraica (BH) é uma coletânea de gêneros diversos, compilados, editados e reeditados sucessivas vezes por um período de pelo menos 10 séculos. Longe de constituir uma literatura de autoajuda ou um manual de religião, a BH é um livro que suscita mais perguntas do que respostas, e nesse sentido, é um livro verdadeiramente judaico. Escrita na Antiguidade, numa terra remota e numa língua ancestral, a BH venceu os limites do tempo e do espaço e continua a falar a pessoas de todas as idades e níveis de consciência. Nesta aula vamos discernir os traços mais essenciais do Livro dos Livros, cerne da nossa herança cultural e espiritual, e a maior dádiva de Israel à humanidade.

22 de março | Aula 3: O Talmud como Fonte do Judaísmo, por Luciana Pajecki Lederman
O estudo acadêmico do Talmud libertou-o da interpretação restrita de um só grupo. Ao expor o Talmud a novos questionamentos, ao disponibilizá-lo a grupos cada vez mais diversos de estudiosos e ao submetê-lo a novas ferramentas de leitura, a academia ampliou as possibilidades de interpretá-lo. Ao invés de um código jurídico, cujo único propósito é fornecer respostas diretas para perguntas específicas, o Talmud passou a ser visto como uma literatura, que utiliza a linguagem legal e lógica para expressar suas preocupações sociais, articular sua visão espiritual e construir significado. Neste encontro, olharemos de perto algumas passagens do Talmud representativas desta expressão e construção.

29 de março | Aula 4: Filosofia Judaica Medieval, por Cecília Cavaleiro
Nesta exposição visamos oferecer uma introdução geral à filosofia judaica medieval a partir dos seguintes aspectos: panorama geral de como e onde ela se desenvolveu; suas principais correntes (Kalam, Neoplatonismo e Aristotelismo); pensadores que foram seus principais expoentes e as diferentes posturas frente à relação entre religião e filosofia.

05 de abril | Aula 5: Filosofia Judaica Moderna em Spinoza, por Luciana Zaterka
Por meio da análise da vida e da obra de Baruch Espinosa, pensador judeu do século XVII, pretendemos discutir algumas das razões que levaram este filósofo a ser excluído tanto da comunidade judaica como da sociedade cristã de Amsterdã. Neste momento toda a força de sua filosofia irá aparecer: sua crítica à superstição religiosa, sua condenação a qualquer tipo de servidão e principalmente o seu questionamento com relação à imagem tradicional de Deus.

Política de descontos

*Desconto de Lançamento: até 20/02/2022, você tem 30% de desconto com o cupom PRIMEIRATURMA.

*Entre 21/02/2022 e 28/02/2022, você tem 15% de desconto com o cupom PROMO15.

Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

*Descontos não acumulativos."

Nome dos professores

Dr. Ruben Sternschein, Dra. Suzana Chwarts, Dra. Luciana Pajecki Lederman, Dra. Cecília Cavaleiro, Dra. Luciana Zaterka

CV dos professores

Dr. Ruben Sternschein assumiu o rabinato da CIP em janeiro de 2008, após tê-lo exercido por uma década, em Barcelona, onde fundou e dirigiu a primeira comunidade judaica liberal da Espanha, e em Jerusalém por 4 anos. É bacharel em Educação e mestre em Filosofia Judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, e também mestre em Ciências Judaicas pelo Hebrew Union College, onde recebeu sua ordenação rabínica. É doutor em Filosofia Judaica pela USP, e dissertou em dezenas de universidades ibero-americanas. É professor visitante e pesquisador associado na USP e na UNIFESP e coordenador de pesquisa no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC. Foi selecionado como representante judaico para o grupo inter-religioso da UNESCO que desenvolveu o documento “Uma Ética Universal”. Lidera iniciativas civis religiosas antirracistas e em prol dos diretos humanos especialmente da população em situação de rua.

Prof. Dra. Suzana Chwarts, docente e pesquisadora da Bíblia Hebraica na USP. Possui graduação em Arqueologia e Culturas do Oriente Médio e mestrado em Jornalismo pela Universidade de Tel Aviv e doutorado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela USP. Coordena o Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo.

Formada em Direito pela PUC-SP, a Prof. Luciana Pajecki Lederman é rabina, ordenada pelo Jewish Theological Seminary. Serviu como rabina assistente da Comunidade Shalom de 2005 a 2011. Hoje é candidata a um doutorado em Talmud e educação também pelo JTS, onde leciona Talmud para iniciantes. Durante seus estudos, Luciana recebeu diversos prêmios acadêmicos, tais como Rubenovitz Prize in Jewish Theology, Stephen Henry Shefrin Memorial Prize, Cyrus Adler Prize, Rabbi Gelb Memorial Prize in Talmud, e Bernard and Sydell Citron Scholastic Prize. Nos anos em que viveu nos Estados Unidos, ela trabalhou, entre outras, como chaplain no Hebrew Home for the Aged e Beth Israel Hospital, e dando aulas de Talmud e Introdução ao Judaísmo no Jewish Community Center de Manhattan.

Prof. Dra. Cecília Cavaleiro, professora de Filosofia Medieval Judaica do urso de Filosofia e Programa de Pós-graduação da UNIFESP; doutora em Ciências da Religião pela PUCSP com tese sobre Schlomo Ibn Gabirol, pós-doutorado em filosofia medieval. Pesquisadora líder do NUR – Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental. Atualmente é coordenadora do GT Filosofia da Religião da ANPOF e editora da Revista Brasileira de Filosofia da Religião.

Prof. Dra. Luciana Zaterka tem graduação em química pela Universidade Mackenzie e mestrado em química orgânica pelo IQ-USP. Fez a graduação, o mestrado e o doutorado em Filosofia, pela FFLCH-USP. Seu pós-doutorado foi em História da Ciência pela PUC-SP. Atualmente é professora associada da UFABC onde leciona sobre filosofia moderna, teoria do conhecimento e ética. Suas pesquisas estão voltadas tanto à filosofia moderna, como à filosofia da ciência. Tem um livro publicado: A filosofia experimental na Inglaterra do século XVII (FAPESP/Humanistas) e é editora do livro Life and Evolution publicado pela Springer em 2020. Está com um livro no prelo intitulado Ensaios de História e Filosofia da Química (Ideias & Letras). Possui ainda inúmeros artigos e capítulos de livro publicados em revistas especializadas.