Detalhes do Curso/Evento
Este curso é patrocinado pelo Projeto Kress na Bíblia Hebraica.
Dia da semana e horário
Quintas-feiras às 19h30
Dinâmica do curso
Aulas on-line em inglês legendadas, seguidas de discussão com Raul Gottlieb.
Título e resumo de cada aula
Dia 07 de novembro de 2024 - Aula 01: O que o Livro de Jó está fazendo na Bíblia?
Na sua palestra de abertura, o Professor Goodman situa o Livro de Jó dentro da Bíblia Hebraica mais ampla. Ele analisa o papel que desempenha no Tanach, sua estrutura única e as críticas que faz contra o restante do texto bíblico. Na verdade, o Professor Goodman sugere que Jó desafia a teologia central da Bíblia, criticando as perspectivas tanto dos Cinco Livros de Moisés como dos Profetas.
Dia 14 de novembro de 2024 - Aula 02: O Diálogo entre Deus e Satanás
O Livro de Jó abre com um curioso diálogo entre Deus e Satanás. Deus argumenta que os humanos podem ser bons – basta olhar para Jó – enquanto Satanás salienta que a bondade de Jó é resultado das suas circunstâncias, não do seu caráter. Nesta palestra, o Dr. Goodman explora essa conversa em profundidade, investigando as consequências que ela tem para Jó e para nossa compreensão do sistema bíblico de recompensa e punição. Ele também coloca o Livro de Jó no contexto mais amplo do pensamento judaico.
Dia 21 de novembro de 2024 - Aula 03: A Perspectiva Estreita e Divina
O meio do Livro de Jó é uma longa discussão entre Jó e seus amigos sobre Deus. Para compreender os seus pontos de vista, o Dr. Goodman desvenda o problema teológico da teodiceia – se Deus é todo-poderoso e bom, porque é que coisas más acontecem a pessoas boas? – e como isso se enquadra na história de Jó. Ele também revela um dos paradoxos centrais do livro, que Jó é tanto o maior defensor de Deus como o Seu maior crítico.
Dia 28 de novembro de 2024 - Aula 04: O desacordo entre Jó e seus amigos
Os amigos de Jó argumentam que ele está violando a lei de Deus ao criticá-Lo. Jó, por sua vez, sugere que deixar de criticar a Deus, quando ele acredita que isso seja verdade, violaria a lei de Deus. O professor Goodman sugere que esta discordância gira em torno da questão da correção teológica: temos que guardar nossos pensamentos e palavras verdadeiros para seguirmos adequadamente a palavra de Deus?
Dia 12 de dezembro de 2024 - Aula 05: Autoridade Judaica e Sabedoria Não-Judaica
Na nossa palestra final, o Professor Goodman analisa os três paradoxos de Jó: ele confere autoridade judaica sagrada a ideias não-judaicas; torna um dever criticar e dizer a verdade sobre Deus; e critica a teologia bíblica clássica, ao mesmo tempo que faz parte da Bíblia Hebraica. Com base nas ideias do Rabino Jonathan Sacks e do Rabino Joseph B. Soloveitchik, o Professor Goodman mostra como Jó pode mudar a nossa compreensão da Bíblia e como ela nos ajuda a enfrentar um dos maiores problemas nas sociedades liberais modernas.
Sobre o Professor Micah Goodman
Micah Goodman é um autor e intelectual nomeado pelo Jerusalem Post como um dos 50 judeus mais influentes em 2017 e pela Liberal Magazine como um dos 100 israelenses mais influentes em 2019. Goodman é autor de seis livros best-sellers; seus três primeiros - O discurso final de Moisés, O sonho do Kuzari e Os segredos do guia para os perplexos - exploram o pensamento judaico clássico, e seus três mais recentes - O judeu maravilhado, Catch 67 e A revolução da atenção - exploram o pensamento israelense contemporâneo questões e ideias. Goodman é fundador do Beit Prat – israelense Midrasha, pesquisador do Centro de Pesquisa Kogod do Instituto Shalom Hartman em Jerusalém e, junto com Efrat Shapira Rosenberg, apresenta o popular podcast israelense “Mifleget Hamachshavot”, produzido por Beit Avi Chai.
Sobre o debatedor Raul Gottlieb
Raul Gottlieb é engenheiro aposentado, ex-empresário e um amante entusiasmado da cultura judaica, principalmente em seus fundamentos religiosos. Atua ativamente como voluntário na comunidade judaica há mais anos que sua memória consegue registrar. Foi editor-chefe da revista Devarim, conselheiro da Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro (ARI), participou da direção do Movimento Reformista Latino Americano e do Instituto de Formação Rabínico Reformista em Buenos Aires. É membro da Diretoria da Academia Judaica da CIP desde sua fundação. Dirigiu o projeto de tradução do Chumash Plaut para o português e o projeto de criação do novo Sidur de Kabalat Shabat da ARI.
Política de descontos
Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis e os benefícios adicionais!
*Descontos não acumulativos.
A inscrição no curso garante o acesso às aulas interativas, em modo presencial ou online, e ao conteúdo gravado, ao longo de 180 dias após a última aula.