Detalhes do Curso/Evento
Dia da semana e horário
Quartas-feiras, 19h30 às 21h
Dinâmica do curso
Aulas interativas on-line, ao vivo com a professora.
Título e resumo de cada aula
03/05/2023 | Aula 1 | Língua e cultura Yiddish: ontem e hoje
Em que contexto nasceu a língua Yiddish? Que aspectos contribuíram para formar a língua Yiddish em torno do século X? Que aspectos, movimentos e iniciativas fazem ressurgir o interesse pela língua Yiddish nos últimos anos, depois de ser considerada quase extinta no século XX?
10/05/2023 | Aula 2 | Língua e não dialeto: a diversa e rica literatura Yiddish
Reconhecida como língua no século XVIII, o Yiddish moderno circulava em livros, jornais, literatura oral (provérbios, ditos populares, anedotas, bênçãos, pragas). Romances, contos, poemas: os pais da literatura Yiddish moderna. Onde estão as mulheres que escreviam em Yiddish? Tesouro descoberto!
24/05/ 2023 | Aula 3 | Música Yiddish: gêneros, poetas, bandas, adaptações e versões.
Uma produção plural! Músicas que falam da infância, canções de ninar, de amor, de trabalho, pobreza e protesto, da condição da mulher, que celebram festas judaicas e acontecimentos da história dos judeus, canções do Holocausto, de aspiração nacional. Canções de esperança e resistência! De filmes e peças teatrais. Vamos ler e ouvir?
31/05/ 2023 | Aula 4 | A língua e a cultura Yiddish hoje!
Presença do Yiddish em universidades, museus e institutos no mundo. Como se conseguiu preservar livros, fotos, partituras, filmes, diários, peças teatrais? Que papel desempenharam instituições, intelectuais, professores e pesquisadores de Yiddish? Qual o impacto da internet? Como ter acesso a atividades, seminários, encontros de falantes, cursos, acessar filmes, livros, programas de rádio e TV?
Política de descontos
Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!
*Descontos não acumulativos.
|
Dra. Sônia Kramer Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Jacobina (1975), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio (1981), Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), Pós-doutorado na New York University. É Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde coordena: o Curso de Especialização em Educação Infantil, o Curso de Pós-Graduação em Estudos Judaicos, o Grupo de pesquisa sobre Infância, Formação e Cultura (INFOC), o Curso Trajetórias Judaicas, realizado em convênio PUC-Rio e Museu de Arte do Rio/MAR; o Núcleo Viver com Yiddish que integra o Instituto de Altos Estudos em Humanidades da PUC-Rio; o Projeto de Pesquisa: "Mulheres que escreviam em Yiddish: memória, resistência e superação". Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental, infância, formação de professores, políticas públicas e educação, alfabetização, leitura e escrita, estudos judaicos. Desde 2016 atua em pesquisa, ensino e extensão com língua e cultura Yiddish, em particular música e literatura. Seus principais autores de estudo e reflexão são: Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin, Martin Buber, Paulo Freire, Leandro Konder e Hilton Japiassu, Kadja Molodowski, entre outros.
|