Detalhes do Curso/Evento

R$ 180,00
A categoria de vítima e suas circunstâncias históricas: sobre a vítima “ideal” desde o pós-Segunda Guerra. O objetivo do curso é refletir sobre a complexidade da vítima quando considerada como uma categoria social e historicamente construída. Além de mobilizar empatia e sentido de justiça diante do sofrimento dos outros, o advento da vítima, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, tem ganhado relevância e novos sentidos, ao ponto de se disputar hoje quem é a “vítima ideal”. As controvérsias são de tal ordem que novas definições complexas de vítimas podem conter simultaneamente as características da vítima e as do perpetrador. Como definir então a vítima ideal? São as que experimentam genocídios e atrocidades? São as que vivem na pele a violência do racismo? São aquelas materialmente vulneráveis? São aquelas sexualmente vulneráveis? São as refugiadas, obrigadas a se deslocarem, a se exilarem? Quais os sofrimentos que importam? Quais os sujeitos-vítimas que importam?

Dia da semana e horário
Terças-feiras, às 19h30 

Dinâmica do curso
Aulas interativas on-line em português ao vivo com a professora. 

Título e resumo de cada aula 

Dia 05 de novembro de 2024 | Aula 1 | A vítima ressentida do Holocausto da perspectiva de Jean Améry, sobrevivente de Auschwitz

Vítimas da violência colonial da perspectiva de Franz Fanon e Albert Memmi.

Dia 12 de novembro de 2024 | Aula 2 | O sionismo e a antivitimização

A construção social e moral da vítima do Holocausto no pós-Julgamento de Eichmann.

Quando a vítima se confunde com o algoz: força e vulnerabilidade de Israel da perspectiva do ocidente.

Dia 19 de novembro de de 2024 | Aula 3 | Vítimas em competição 

Memórias coletivas de diferentes grupos como jogo de soma zero.

Refletindo sobre negros e judeus no Brasil.

 Sobre a Professora Monica Grin

  • Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1991), mestrado em História - Brown University (1995) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2001).
  • É Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena desde 2009 o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ (NIEJ). É professora colaboradora do EAD em História da UNIRIO, desde 2009.
  • Tem pós-doc pela Universidade de Coimbra e pela Unicamp. Pesquisa na área de História Contemporânea, com ênfase em racismo, pós-abolição, antissemitismo, holocausto, judeus no Brasil, multiculturalismo e história dos sentimentos morais.
  • Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ entre 2012 e 2015. Foi professora visitante na Universidade de Salamanca.
  • Foi Jovem Cientista da Faperj. Foi bolsista Jovem Cientista do Estado da FAPERJ.
  • É autora, entre outros, de RAÇA: DEBATE PÚBLICO NO BRASIL (2010) e, co-autora de IDENTIDADES AMBIVALENTES: DESAFIOS AOS ESTUDOS JUDAICOS NO BRASIL (2016)

Política de descontos
Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis e os benefícios adicionais!

*Descontos não acumulativos.

A inscrição no curso garante o acesso às aulas interativas, em modo presencial ou online, e ao conteúdo gravado, ao longo de 180 dias após a última aula.