Detalhes do Curso/Evento

R$ 0,00
Conduzida pela temática do amor no cânone judaico, a chavurá busca a construção de uma travessia transdisciplinar, indagando os traços hermenêuticos, estéticos, filosóficos, e poéticos que constelam este grande mistério do ser humano em direção àquilo que o convoca, transcende, e instrui. Enquanto fenômeno relacional, buscaremos aprofundar-nos em alguns dos diversos véus com que o amor vem vestido: sua dimensão romântica, familial, e tribal, e em certos momentos do cânone sua potência enquanto ponte ao que se busca enquanto compreensão de mundo, de verdade, do que responde pelo nome de infinito ou Deus.

O que nos move

Em um momento marcado pelo ódio, a chavurá Eros e Ahavá busca ladrilhar um caminho à cosmovisão ancestral judaica, indagando a relação entre o ser e o amar, e a tarefa de pensar um judaísmo milenarmente entrelaçado com outros povos, saberes, e visões.

Coordenação

Menahem Wrona
Sobre Menahem Wrona
Menahem Wrona é poeta, artista, e criador multidisciplinar, dedicado a investigações na história do pensar, teatro ritual, e filosofia da religião. Formou-se em 'Humanidades, Artes, e Pensamento Social (B.A.)’ pela Bard College Berlim, e em Estudos Clássicos (M.A) pela Universidade de Coimbra. Wrona é co-criador de El Aleph, um centro de residências artísticas e investigação filosófica no Porto, focado no entrelaçamento de sabedorias originárias brasileiras, conhecimentos ancestrais, e o mundo considerado clássico


Beatriz Chnaiderman
Sobre Beatriz Chnaiderman
Beatriz Chnaiderman é psicóloga pela USP, psicanalista membro do Fórum do Campo Lacaniano (FCL-SP), atua no Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM-UNIFESP) e é coordenadora das chavurot da Academia Judaica.

Quem pode ser parte

Pessoas de diferentes ancestralidades, áreas de atuação, e campos do saber, interessadas no conceito do amor através da literatura e história do pensar judaico.

 

Programação 2023

Dia 26 de outubro de 2023 | Encontro 01 | Sessão introdutória: o Verbo Ser e o Verbo Amar.

Dia 09 de novembro de 2023 | Encontro 02 | Criação: O Estado Original

Exploraremos a criação e o conceito de um estado primordial indiferenciado, traçando linhas entre narrativas de criação do mundo e de criação do humano, e em Eros, a busca de uma completude perdida.

Material:
- Bereshit 1-3
- Zohar 1:15
- Platão, O Banquete, Mito de Aristófanes

Dia 23 de novembro de 2023 | Encontro 03 | O Cântico dos Cânticos: Um Estranho no Ninho.

Material:
- Cântico dos Cânticos
- Platão, O Banquete, Discurso de Sócrates e Diotima

 
Dia 07 de dezembro de 2023 | Encontro 04 | Temor e Tremor: Amor ao Homem e Amor Divino.

Material:
- Bereshit 22, Isaac e Avraham
- Kierkegaard, Temor e Tremor

Dia 21 de dezembro de 2023 | Encontro 05 | O Espelho: Se Eu Sou Eu e Você é Você.

Material:
- Yehuda Halevi, O Espelho
- Poemas de Rumi
- Platão, Fedro