Detalhes do Curso/Evento

R$ 360,00
O sentido de Israel através da história e na atualidade. As utopias, os sonhos e as conquistas. Os desafios e as oportunidades. Os direitos, os deveres, os julgamentos, o futuro e nós.


Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em central.atendimento@cip.org.br e os benefícios adicionais! *Descontos não acumulativos.

Sinopse do curso

O sentido de Israel através da história e na atualidade. As utopias, os sonhos e as conquistas. Os desafios e as oportunidades. Os direitos, os deveres, os julgamentos, o futuro e nós.

Dia da semana e horário

 

Dinâmica do curso

 As aulas estão gravadas na área de estudante da plataforma, usando login e senha.

 

Título e resumo de cada aula

 Aula 1 | Israel? E isso, o que é?
Israel na civilização. | Seu atraso entre as nações. Como o século 20 começou quatorze anos atrasado. Israel como Estado Judeu. Vale a pena falar de direitos históricos? Rashi volta a discutir com Bertrand Russell.

 Aula 2 | Vamos viajar para o ano de 2040 para conhecer Israel
As utopias sionistas. O que George Eliot e Theodor Herzl escreveram antes de morrer? As conquistas de Israel reconsideradas. Quando, exatamente, o sionismo nasceu?

 Aula 3 | Um século de guerra contra o “judeu dos países”
História de uma longa agressão. A questão palestina. A escandalosa venda de BDS pela ONU. Foi milagroso? Significado da Guerra dos Seis Dias.

Aula 4 | Que sentimentos Israel desperta em mim?
Os vários métodos do sionismo e as motivações. As diferenças abismais entre Martin Buber, Yosef Soloveitchik e Abraham Kuk.

Aula 5 | Dois judeus, três opiniões
Uma crônica do costume judaico de polemizar. Os sionistas também começaram a lutar: Achad Ha'Am vs. Herzl; Jabotinsky vs. Weizmann.

 Aula 6 |  "A insustentável leveza do ser” da diáspora
As várias posições possíveis sobre a relação de Israel com as comunidades judaicas. A pós-modernidade e os relativizadores permanentes.

Política de descontos

 Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

*Descontos não acumulativos."

A inscrição no curso garante o acesso às aulas interativas, em modo presencial ou online, e ao conteúdo gravado, ao longo de 180 dias após a última aula.

 

Nome do professor

Dr. Gustavo Perednik

CV do professor

Gustavo Daniel Perednik é autor de 20 livros e mais de mil artigos sobre judaísmo e modernidade. Suas palestras e conferências já foram apreciadas em mais de cem cidades de cinquenta países. É doutor em educação residente em Israel. Perednik se formou nas Universidades de Buenos Aires e Jerusalém. Completou seus estudos de doutoramento em Filosofia em Nova Iorque, tendo estudado também Humanidades em Sorbonne (França), San Marcos (Peru), Uppsala (Suécia) e D`var Yerushalayim Yeshiva. Em Israel, dirigiu o Programa Quadrienal da Universidade Hebraica e o Instituto para Líderes Jovens. Ele foi reconhecido como “outstanding lecturer” na Universidade Hebraica, onde lecionou em várias línguas.