Detalhes do Curso/Evento

R$ 240,00
Seguindo a série sobre Tefilá, este segundo módulo abordará a estrutura da reza do Shabat, a perspectiva haláchica do texto, o que está no Sidur, por que está lá, o seu desenvolvimento e implicação disso com nossas vidas. O módulo com 4 encontros será ministrado pela rabina Dra. Alona Lisitsa (HUC – Jerusalém) e pelo rabino Dr. Ruben Sternschein.
Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em academia@cip.org.br e os benefícios adicionais! *Descontos não acumulativos.

 

Sinopse do curso 

Seguindo a série sobre Tefilá, este segundo módulo abordará a estrutura da reza do Shabat, a perspectiva haláchica do texto, o que está no Sidur, por que está lá, o seu desenvolvimento e implicação disso com nossas vidas. O módulo com 4 encontros será ministrado pela rabina Dra. Alona Lisitsa (HUC – Jerusalém) e pelo rabino Dr. Ruben Sternschein.

 

Dinâmica do curso

Aulas gravadas na área de estudante, usando login e senha.

Título e resumo de cada aula

 Aula 1 | Estrutura do Cabalat Shabat e o Arvit: como foram criadas e escolhidas as rezas; que alternativas havia; quais foram seus propósitos e como navegar nelas com habilidade e entendimento.


 Aula 2 | Interpretações de textos selecionados do Cabalat Shabat: contribuições e desafios espirituais, emocionais e intelectuais para indivíduos e sociedades do nosso tempo. O Cabalat Shabat, a alma e a vida.


Aula 3 | Interpretações de textos selecionados do Arvit de Shabat: contribuições e desafios espirituais, emocionais e intelectuais para indivíduos e sociedades do nosso tempo. O Arvit de Shabat, a alma e a vida.


 Aula 4 | Tefilat haAdam: as propostas inovadoras do novo sidur reformista israelense, suas perguntas, suas respostas, suas pendências e suas contribuições para nossas experiencias.

 

Política de descontos

Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

 *Descontos não acumulativos. 

A inscrição no curso garante o acesso às aulas interativas, em modo presencial ou online, e ao conteúdo gravado, ao longo de 180 dias após a última aula.

 

 

Professores:

Prof. Dr. Ruben Sternschein

Ruben Sternschein assumiu o rabinato da CIP em janeiro de 2008, após tê-lo exercido por uma década, em Barcelona, onde fundou e dirigiu a primeira comunidade judaica liberal da Espanha, e em Jerusalém por 4 anos. É bacharel em Educação e mestre em Filosofia Judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, e também mestre em Ciências Judaicas pelo Hebrew Union College, onde recebeu sua ordenação rabínica. É doutor em Filosofia Judaica pela USP, e dissertou em dezenas de universidades ibero-americanas. É professor visitante e pesquisador associado na USP e na UNIFESP. Foi selecionado como representante judaico para o grupo inter-religioso da UNESCO que desenvolveu o documento “Uma Ética Universal”. Atualmente, é representante da Confederação Israelita do Brasil para o diálogo inter-religioso. Lidera iniciativas civis religiosas antirracistas e em prol dos diretos humanos, especialmente da população em situação de rua.

 

Prof. Dra. Alona Lisitsa

Rabina Dra. Alona Lisitsa é Ph.D em Talmude e Textos Antigos pela Tel Aviv University. Ela ensina Textos Rabínicos, Talmude e Liturgia no HUC-JIR, Jerusalém. É responsável pelos estagiários e mentores do programa rabínico israelense. Alona é uma das editoras de “Parashat haMaim: imersão na água como uma oportunidade de renovação e crescimento espiritual”, “Drishat Shalom: comentários sobre a Torá por rabinos e rabinas reformistas de Israel” e o novo Sidur do movimento reformista israelense, "Tefilat haAdam". Ela também é rabina sponsor do European Beit Din (EBD) para candidatos à conversão na Espanha e em Portugal.