Detalhes do Curso/Evento

R$ 360,00
Por que ler Spinoza hoje? Porque por meio da sua filosofia somos convidados a penetrar e analisar questões caras à nossa contemporaneidade, tais como: o que é a natureza? O que significam as paixões, a democracia, a liberdade e a fundamental independência que o poder secular deve ter frente ao poder teológico-político? (Sinopse na íntegra abaixo)


Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em academia@cip.org.br e os benefícios adicionais! *Descontos não acumulativos.

Sinopse do curso

Por que ler Spinoza hoje? Por que lemos os clássicos? Pois além de fornecerem reflexões originais e fundamentais para pensarmos sobre as suas respectivas épocas, eles fornecem elementos para questionarmos as nossas próprias origens e destinação. Essa é a grandiosidade de um clássico, ele supera o seu próprio tempo e, portanto, nos auxilia a ressignificar o tempo que vivemos hoje. O caso de Baruch Spinoza, pensador judeu holandês do século XVII, é ainda mais notório, pois por meio de sua filosofia somos convidados a penetrar e analisar questões caras à nossa contemporaneidade, tais como: o que é a natureza? O que significam as paixões, a democracia, a liberdade e a fundamental independência que o poder secular deve ter frente ao poder teológico-político?
Ao utilizar como fio condutor partes da Ética e do Tratado Teológico-Político, o curso pretende proporcionar uma introdução ao pensamento do filósofo seiscentista. Para tanto, buscaremos discutir principalmente: o contexto da vida de Espinoza na comunidade judaica de Amsterdã do século XVII, sua concepção de Deus, a relação entre corpo, mente e as paixões humanas e, por fim, a sua forte e revolucionária crítica ao poder teológico-político. Ao final do percurso, pretendemos ter apresentado a importância deste pensamento subversivo para os dias de hoje, em um momento em que a heteronomia parece ganhar força frente ao pensamento autônomo e livre e em que o medo e as paixões tristes ocupam um lugar maior do que as paixões alegres.

Dia da semana e horário

Segundas-feiras, 19h30 às 21h00

Dinâmica do curso

Aulas interativas on-line, ao vivo com os professores do curso nas datas abaixo. 

 

Título e resumo de cada aula

25 de abril | Aula 1: O herem de Espinoza

02 de maio | Aula 2: Deus, ou seja, a Natureza: uma filosofia da imanência

09 de maio | Aula 3: Corpos e mentes: o que é o ser humano?

16 de maio | Aula 4: A essência do homem é desejo

23 de maio | Aula 5: Da servidão a liberdade: o lugar da democracia

30 de maio | Aula 6: Espinoza e a crítica ao poder teológico-político

 

Política de descontos

Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

*Descontos não acumulativos.

 

Nome da professora

Dra. Luciana Zaterka

CV da professora

Luciana Zaterka tem graduação em química pela Universidade Mackenzie e mestrado em química orgânica pelo IQ-USP. Fez a graduação, o mestrado e o doutorado em Filosofia, pela FFLCH-USP. Seu pós-doutorado foi em História da Ciência pela PUC-SP. Atualmente é professora associada da UFABC onde leciona sobre filosofia moderna, teoria do conhecimento e ética. Suas pesquisas estão voltadas tanto à filosofia moderna, como à filosofia da ciência. Tem um livro publicado: A filosofia experimental na Inglaterra do século XVII (FAPESP/Humanistas) e é editora do livro Life and Evolution publicado pela Springer em 2020. Está com um livro no prelo intitulado Ensaios de História e Filosofia da Química (Ideias & Letras). Possui ainda inúmeros artigos e capítulos de livro publicados em revistas especializadas.