Detalhes do Curso/Evento

R$ 240,00
(Sinopse na íntegra abaixo)


Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em academia@cip.org.br e os benefícios adicionais! *Descontos não acumulativos.

Sinopse do curso

O judaísmo está passando por uma transformação histórica, tal como aconteceu há 2.000 anos. E o sionismo, o aspecto nacional da nação-religião judaica, assume o papel de seu princípio organizador. Com base nessa afirmação, Gol Kalev analisa neste curso as tendências de longo prazo em Israel e na diáspora e as mudanças de uma cultura homogênea e coesa a múltiplas identidades, centrada em torno de um tronco comum.

Ele também coloca o estado do judaísmo no contexto do que ele vê como a divisão filosófica global definidora do século 21 entre o americanismo, uma cultura centrada na particularidade, nacionalismo e religião, e o europeísmo que, como reação às guerras do século 20, está agora centrada na contra-particularidade, no pós-nacionalismo e no secularismo zeloso. Ele mostra como isso ajuda a definir o judaísmo de fora e aumenta ainda mais a relevância do sionismo como princípio organizador do judaísmo.

Da visão original de Theodor Herzl, fundador do sionismo moderno, que plantou a semente para a transformação do judaísmo, Israel se tornou o principal condutor para o judaísmo, para a maioria dos judeus da diáspora, tanto em conexões positivas quanto negativas. "De Barbara Streisand como Yentel, a Gal Gadot como Mulher Maravilha", o sionismo se tornou a âncora do judaísmo. Trazendo a visão de Herzl às realidades atuais, que envolvem a contribuição de Israel à humanidade, sua cultura, seu povo, assim como suas controvérsias e falhas, tudo isto repercute em como as nações veem os judeus e como os judeus se relacionam com o judaísmo.

Dia da semana e horário

Terças-feiras, das 12h30 às 14h (lunch time)

Dinâmica do curso

Aulas interativas on-line, ao vivo com os professores do curso nas datas abaixo. 

Prazo pra inscrição

 Você pode se inscrever até 13 de setembro de 2022 (data da última aula). As aulas ficarão gravadas e o curso ficará disponível por 90 dias após a data da última aula.

Título e resumo de cada aula

23/8 | Aula 1: Herzl and the transformation of Judaism: "Zionism is the return to Judaism"

30/8 | Aula 2: Herzl and global geopolitics: Herzl's ideas on Democracy and governance

6/9 | Aula 3: Herzl and Moses: Herzl’s comparison of the Exodus from Egypt to the Exodus from Europe

13/9 | Aula 4: Zionism as light to the nations: Herzl's vision of the Jewish state advancing humanity

 

Política de descontos

Os 20 primeiros inscritos receberão gratuitamente o livro "O que é antissionismo?: (e é uma forma de antissemitismo?)", de Henri Stellman, lançado em 2022 em português, pela Editora Contexto.

Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

*Descontos não acumulativos.

 

Nome do professor

Gol Kalev

CV do professor

Gol Kalev é um ex-banqueiro de investimentos de Wall Street que tem pesquisado Herzl e o Sionismo. Cresceu em Tel Aviv e serviu o exército israelense, a partir daí passou a viver em Nova York e agora reside em Jerusalém. Ele também passou um tempo em várias cidades europeias e viajou tanto pelas veredas americanas quanto europeias, aprendendo sobre visões contrastantes de mundo.

Ele é presidente do The AIFL Think Tank, que explora o sionismo e o judaísmo, e escreve artigos de análise sobre o sionismo, Europa e assuntos globais para o Jerusalem Post, Jerusalem Report, Israel Hayom, The Daily Wire, The Media Line, Newsweek e Foreign Policy.

É reconhecido por sua compreensão única do judaísmo por pessoas de um amplo espectro político e religioso. Neste curso, ele apresenta o estado do judaísmo como ele o vê: o sionismo como a âncora do judaísmo.