Detalhes do Curso/Evento

R$ 360,00
Conhecidos historicamente como o “Povo do Livro”, os judeus talvez sejam mais conhecidos como o “Povo da Piada”. A indústria da comédia, principalmente nos Estados Unidos, foi dominada por escritores judeus, cujas origens culturais frequentemente desempenhavam um papel em seus produtos cômicos. Este curso examinará o desenvolvimento do humor judaico durante os séculos 19 e 20. Ao analisar o desenvolvimento do humor judaico, poderemos ter uma visão da variedade de culturas e como as questões aculturação, assimilação e da Shoah foram tratados
Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em academia@cip.org.br e os benefícios adicionais! *Descontos não acumulativos.

Sinopse do curso 

Conhecidos historicamente como o “Povo do Livro”, os judeus talvez sejam mais conhecidos como o “Povo da Piada”. A indústria da comédia, principalmente nos Estados Unidos, foi dominada por escritores judeus, cujas origens culturais frequentemente desempenhavam um papel em seus produtos cômicos. Este curso examinará o desenvolvimento do humor judaico durante os séculos 19 e 20. Ao analisar o desenvolvimento do humor judaico, poderemos ter uma visão da variedade de culturas e como as questões aculturação, assimilação e da Shoah foram tratados.

 

Dinâmica do curso

Aulas gravadas na área de estudante, com login e senha.

Título e resumo de cada aula

 Aula 1 | Freud e o Chiste: o judeu no divã

 Aula 2 | Freud e o Chiste: o judeu no divã

 Aula 3 |  Woody Allen e Seinfeld: filmes e séries de humor

 Aula 4 | Woody Allen e Seinfeld: filmes e séries de humor

Aula 5 | Philip Roth e Saul Bellow: a literatura e o humor judaico I

Aula 6 | Philip Roth e Saul Bellow: a literatura e o humor judaico II

 

Política de descontos

Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

*Descontos não acumulativos. 

A inscrição no curso garante o acesso às aulas interativas, em modo presencial ou online, e ao conteúdo gravado, ao longo de 180 dias após a última aula.

 

Professora:

Prof. Dr. Jacques Fux

Jacques Fux é escritor. Professor do EMGE/Dom Helder, da Casa do Saber RJ e SP, Polifonia, Fundação Dom Cabral/SKEMA, PUCMG e foi professor do INSPER-SP. Formado em Matemática, mestre em Ciência da Computação, doutor em Literatura Comparada pela UFMG e Docteur em Langue, Littérature et Civilisation Françaises pela Université de Lille 3, França. Foi pesquisador no Departamento de Romance and Languages na Universidade de Harvard (2012-2014). Pós-doutor em Teoria Literária pela UNICAMP, UFMG e CEFETMG. Com seu livro de crítica literária - Literatura e Matemática: Jorge Luis Borges, Georges Perec e o OULIPO (Editora Perspectiva, 2016) venceu o Prêmio Capes pela melhor tese do Brasil em Letras/Linguística e foi finalista do Prêmio APCA de 2016. Foi também Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2013 com seu primeiro romance, Antiterapias (Scriptum, 2012). Autor de Brochadas: confissões sexuais de um jovem escritor (Rocco, 2015) – Prêmio Nacional Cidade de Belo Horizonte, Meshugá: um romance sobre a loucura (José Olympio, 2016), vencedor do Prêmio Manaus de Literatura 2016, Nobel (José Olympio, 2018) e Georges Perec: a psicanálise nos jogos e no trauma de uma criança de Guerra (Relicário, 2019), Ménage Literário (Relicário, 2020), O Enigma do Infinito (Maralto, 2019) – finalista do Jabuti e Selo “Altamente Recomendável” pela FNLIJ, e Um labirinto labiríntico (Biblioteca Paraná, 2020) – vencedor do Prêmio Paraná. Escritor residente na Ledig House em New York. Seus livros já foram publicados na Itália, México, Peru e Israel.