Detalhes do Curso/Evento

R$ 300,00
A Bíblia hebraica está plena de mulheres fortes, vocais e ativas. Rainhas e heroínas bíblicas são personagens individuais cercadas de múltiplas ironias, engenhosamente delineadas tanto em suas imperfeições como em sua grandeza. Neste curso, a professora Dra. Suzana Chwarts se debruçará sobre as histórias de mulheres que se destacaram como líderes carismáticas (a profetisa Miriam e a juíza-profetisa Débora); princesas e rainhas da Casa de Davi (Batsheva, amante e esposa do rei e mãe de Salomão; Michal, filha de Saul e esposa de Davi; e Tamar, filha de Davi); rainhas estrangeiras (Jezebel, Ataliah e a rainha de Sabá); e rainhas judias (Ester, Shlomotzion e Kahina).

 

Dinâmica do curso

Aulas gravadas na área de estudante, com login e senha.

Título e resumo de cada aula

 Aula 1 |  Miriam, Débora e Yael: a face feminina da vitória


Aula 2 | Michal, Batsheva e Tamar: intriga e desejo na Casa de Davi


 Aula 3 |  Jezebel, Ataliah e a rainha de Sabá: regentes estrangeiras em Israel


 Aula 4 |  Vashti e Ester; Shlomotzion e Kahina: à mesa da rainha

 

 

Política de descontos

Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

 *Descontos não acumulativos. 

A inscrição no curso garante o acesso às aulas interativas, em modo presencial ou online, e ao conteúdo gravado, ao longo de 180 dias após a última aula.

 

 

 

Professora:

Dra. Suzana Chwarts

Suzana Chwarts é professora livre-docente de Estudos Interdisciplinares da Bíblia Hebraica no Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e diretora do Centro de Estudos Judaicos da USP.

Estudou arqueologia bíblica e culturas do Oriente Médio antigo na Universidade Hebraica de Jerusalém e na Universidade de Tel Aviv, Israel.

Como arqueóloga bíblica, integrou a equipe da Universidade Hebraica de Jerusalém nas escavações da cidade portuária de Dor, Israel sob a orientação do Prof. Efraim Stern.

 

Autora dos livros:

- Uma Visão da Esterilidade na Bíblia Hebraica. Editora Humanitas, 2004.

- Via Maris: textos e contextos da Bíblia Hebraica. Editora Humanitas, 2014.

 

Organizadora de:

- Rimonim, Estudos Interdisciplinares da Bíblia Hebraica.Editora Recriar, 2022.