Detalhes do Curso/Evento

R$ 300,00
introdução às teorias e estéticas da arte a partir de autores / intelectuais judeus a fim de nos dedicarmos ao longo do curso a contemplarmos e debatermos analiticamente obras artísticas de cunho israelita - como a identidade judaica permeia a arte e vice-versa.

 

Dinâmica do curso

Aulas gravadas na área de estudante, com login e senha.

Título e resumo de cada aula

 Aula 1 | Apresentações introdutórias


 Aula 2 | Arte, design e cinema

 Aula 3 | Arte fin-de-siècle, de Viena a Nova Iorque


 Aula 4 | Arte Decolonial? Contemporaneidade e Novas Tecnologias

 Aula 5 | Artes da Montagem: debate sobre a originalidade do pensamento estético de Walter Benjamin às obras de Eyal Sivan, Amos Gitai

 

Política de descontos

Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

 *Descontos não acumulativos. 

A inscrição no curso garante o acesso às aulas interativas, em modo presencial ou online, e ao conteúdo gravado, ao longo de 180 dias após a última aula.

 

 

 

Professora:

 

Dra. Milena Szafir

Milena Szafir (Ph.D.) é pesquisadora e realizadora em estéticas videográficas e (neo-)cinematografias, orientando trabalhos em motion graphics e filme-ensaio, entre outras linguagens. Recebeu o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia (2011) pela carreira dedicada ao original manifesto “espetáculo+vigilância=consumo” (2003/04) – sua fórmula no duplo, publicamente compartilhada, a partir da qual projetou estruturas desde diferentes materialidades para transmissões ao vivo (obras híbridas para intervenções urbanas entre
performances, dispositivos audiovisuais, composições gráficas etc). Atualmente é conselheira científica da Sociedade Brasileira de Estudos em Cinema e Audiovisual (2017-2023) e professora em graduações e pós-graduação em Artes da UFC, onde propôs o MLAB:#MESA (Media Lab de Montagem, Experimentações e Sinapses Audiovisuais – laboratório midiático no estado-da-arte para ensino, pesquisa e extensão via teoria/prática entre dispositivos obsoletos e up-to-date; 2013-), o #ir! (Intervalos & Ritmos – grupo de estudos em estética e composição/montagem audiovisual via banco de dados; 2013-), as bolsas Ceci n’est pas un umbrella (Techné: Formações Estéticas na Arte e Tecnologias Audiovisuais) e Projet'ares Audiovisuais (junto à PROGRAD/SECULTARTE; 2014-2019) etc. Possui formação em Processamento de Dados e em Metodologia Não-Formal (desde 1996 é educadora desenvolvendo pedagogias multimidiáticas de ensino-aprendizagem), doutorado em Audiovisual com mestrado em Cinema/ Comunicação (“Retóricas Audiovisuais”; USP, 2007-2015) e é graduada em Arquitetura/ Urbanismo ("ComunicaCidade: a educação através da arte-comunicação – design gráfico, vídeo digital, vj'ing & game"; USP, 2003/04).