Detalhes do Curso/Evento

R$ 300,00
Venha ler conosco as histórias do Gênesis em um formato inovador! Serão 5 workshops presenciais, com diferentes linguagens dialogando entre si o estudo do texto e a mão na massa. Trabalharemos com materiais diversos - areia, argila, tinta, madeira e tantos outros - onde cada participante terá a oportunidade de recriar o mundo à sua maneira. O curso será ministrado pelo rabino Rogério Cukierman e pela arte-educadora Karen Greif Amar. (Sinopse na íntegra abaixo)


Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em academia@cip.org.br e os benefícios adicionais! *Descontos não acumulativos.

Sinopse do curso

O livro de Bereshit, o primeiro da Torá, está dividido em 12 parashiot. Cada uma delas será lida, interpretada e reescrita pelos participantes deste curso em uma linguagem alternativa, utilizando diferentes elementos: argila, areia, contação de histórias. Dê asas à sua imaginação! Venha para esta 1a oficina presencial oferecida pela Academia Judaica. Curso inédito! Você não será um mero ouvinte das histórias bíblicas, mas seu intérprete e participante na sua reescrita.

Dia da semana e horário

Segundas-feiras, 19h30 às 21h00

Dinâmica do curso

Aulas presenciais 

Prazo pra inscrição

Você pode se inscrever até 5 de dezembro de 2022 (data da última aula). As aulas ficarão gravadas e o curso ficará disponível por 90 dias após a data da última aula.

Título e resumo de cada aula

31 de outubro | Aula 1 | Bereshit: 

Gênesis 1:1-6:8

Bereishit ("No Começo"), a primeira parashá do ciclo anual de leitura da Torá, começa com a criação do mundo por Deus. As primeiras pessoas, Adão e Eva, comem da Árvore do Conhecimento e são banidas do Jardim do Éden. Seu filho mais velho, Caim, mata seu filho mais novo, Abel, e Caim está destinado a uma vida errante.


07 de novembro | Aula 2 | Noach: 

Gênesis 6:9-11:32

Nôach ("Noé") começa quando Deus decide destruir a humanidade com uma inundação. Sob o comando de Deus, o justo Nôach constrói uma arca, onde Noach, sua família, e animais selecionados sobrevivem ao dilúvio. Os filhos de Nôach têm filhos, e várias gerações se desenvolvem. Deus confunde o discurso das pessoas que constroem a Torre de Babel.


14 de novembro | Aula 3 | Lech Lechá: 

Gênesis 12:1-17:27

Lech Lecha ("Vá para si") conta o primeiro encontro de Abraham (aqui conhecido como Abram) com Deus, sua viagem a Canaã, o nascimento de seu filho Ismael, a aliança entre ele, seus descendentes e Deus, e o mandamento de Deus para circuncidar os homens de sua casa.


21 de novembro | Aula 4 | Vaierá:  

Gênesis 18:1-22:24

Vayera ("Ele Apareceu") começa no momento em que os convidados informam a Abraham que Sara vai dar à luz. Apesar das tentativas de Abraham de convencer Deus do contrário, Deus destrói as cidades de Sodoma e Gomorra. Sara dá à luz Isaac, e Abraham manda embora Hagar e Ismael. Sob o comando de Deus, Abraham se prepara para sacrificar Isaac, mas um anjo de Deus diz a Abraham para oferecer um carneiro em seu lugar.


28 de novembro | Aula 5 | Chaiei Sarah: 

Gênesis 23:1-25:18

Chayei Sarah ("A Vida de Sara") abre quando Sara morre e Abraham compra a Gruta de Machpelá para enterrá-la. Abraham envia seu servo para encontrar uma esposa para Isaac. O servo encontra Rebeca em um poço e Rebeca regressa com o servo para se casar com Isaac. Abraham volta a se casar, tem mais filhos e morre aos 175 anos de idade.

 5 de dezembro | Aula 6 | Toldot:

Toldot ("Gerações") abre com o nascimento dos gêmeos de Isaac e Rebeca, Jacó e Esaú. Esaú vende seu direito de nascimento a Jacó em troca de uma sopa. Isaac e Rebeca viajam para Gerar, onde Isaac faz um tratado de paz com o rei Abimelech. Isaac dá a Jacó a bênção destinada a Esaú, e Jacó foge para junto de seu tio Laban.

 

Política de descontos

Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

*Descontos não acumulativos.

 

Professores

 Karen Greif Amar (arte-educadora)

Arte educadora e formadora de professores em Arte. É co-autora da coleção de livros didáticos “Arte na Escola” (SM, 2019).
Idealizadora e coordenadora do projeto “Desenhando pelo Mundo” @desenhando_pelo_mundo
Foi professora e coordenadora de arte na Escola da Vila e ministrou muitos cursos para professores pelo Centro de Formação da Vila.
Atualmente é professora de Arte na Escola Alef Peretz e do curso "Práticas de Ensino de Artes Visuais na Escola" na graduação em Pedagogia do Instituto Vera Cruz.

Rabino Rogério Cukierman 

Rogerio Cukerman chegou ao rabinato por caminhos ecléticos. Formado em Administração de Empresas pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas, com mestrado em Economia pela Universidade de Tel Aviv, já trabalhou em banco de investimentos, jornal, consultoria estratégica e start-up de tecnologia. Durante sua formação rabínica, estudou no Hebrew Union College de Los Angeles (de onde recebeu um mestrado em Estudos Judaicos) e no Hebrew College em Boston (de onde recebeu sua ordenação rabínica e um mestrado em Educação Judaica). Nos Estados Unidos, foi diretor-executivo do Hillel da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, onde estruturou uma aliança de organizações judaicas para construir uma mikve e participou da fundação de um consórcio inter-religioso liberal. Em 2013 retornou ao Brasil, onde atuou como diretor da área judaica do Colégio I. L. Peretz em São Paulo e como coordenador-geral de Cultura Judaica da Escola Eliezer Max no Rio de Janeiro. É pai da Tali e do Yoni.