Detalhes do Curso/Evento

R$ 240,00
O que identifica e une judeus e judias? Existe um elo? Ele é a religião, a cultura, as tradições, a terra? O curso mostrará as diversas respostas e suas consequências ao longo da história e na atualidade.


Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em central.atendimento@cip.org.br e os benefícios adicionais! *Descontos não acumulativos.

Sinopse do curso

O que identifica e une judeus e judias? Existe um elo? Ele é a religião, a cultura, as tradições, a terra? O curso mostrará as diversas respostas e suas consequências ao longo da história e na atualidade.

Dinâmica do curso

 As aulas estão gravadas na área de estudante, usando login e senha. 

 

Título e resumo de cada aula

 Aula 1 | Povo ou religião? Religião ou povo?
O povo judeu se constitui em vários elementos, nenhum dos quais pode, em si, englobar aquilo que é o ser judeu. Dessa forma, dois elementos constituintes, religião e povo, regem como principais na nossa consciência. Qual é a relação entre estes dois aspectos do nosso ser coletivo?

 Aula 2 | Nação diante as outras nações
Até que ponto o povo judeu se define por não ser outro ou por não assimilar aos outros? A história (estória?) de Chanucá nos oferece um caso extremo de questionar esta qualidade oposicional ou diferentista da nossa judeidade.

 Aula 3 | A mulher: O eixo do nosso povo
Questionaremos fontes literárias e históricas nas quais as mulheres, tanto quanto (ou mais) que os homens, definem o povo.

 Aula 4 | A fonte nacionalista do Zionismo moderno
Nós tendemos a pensar no Sionismo como fruto do conceito moderno do estado-nação, ou de uma promessa bíblica-religiosa. Porém, seu êxito se baseia, de fato, não só no conceito na nossa judeidade, como também nos mecanismos práticos de vivê-lo continuamente por 2000 anos.

Política de descontos

Sócios da CIP e das entidades parceiras: consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

*Descontos não acumulativos.

A inscrição no curso garante o acesso às aulas interativas, em modo presencial ou online, e ao conteúdo gravado, ao longo de 180 dias após a última aula.

 

Nome do professor

Dr. Joshua Holo

CV do professor

Dr. Joshua Holo começou seu mandato como Reitor do HUC-JIR, Jack H. Skirball Campus, Los Angeles, em 2010. Dr. Holo veio para o College-Institute no outono de 2005 como Professor Associado de História Judaica e Diretor do Louchheim School of Judaic Studies, o programa de graduação em Estudos Judaicos para o parceiro do HUC-JIR, a Universidade do Sul da Califórnia (USC).
Antes de vir para o HUC-JIR, o Dr. Holo atuou como Professor Assistente de História Judaica no Richard S. Dinner Center for Jewish Studies da Graduate Theological Union, Berkeley, CA. Ele recebeu seu Ph.D. com distinção do Departamento de Línguas e Civilizações do Oriente Próximo da Universidade de Chicago e seu B.A. em Clássicos e Relações Internacionais pelo Colorado College. Recebeu em 2004 o subsídio do Programa de Publicação de Estudos Judaicos da Fundação Koret para Judeus Bizantinos na Economia Mediterrânea, ele é autor de artigos acadêmicos e contribuiu para volumes especializados.