Detalhes do Curso/Evento

R$ 240,00
A professora Dra. Luciana Zaterka trará quatro gigantes pensadores judeus – Hannah Arendt, Hans Jonas, Herbert Marcuse e Walter Benjamin – que abandonam a ideia de natureza humana para introduzir um novo olhar sobre a condição humana. Serão 4 encontros.
Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em academia@cip.org.br e os benefícios adicionais! *Descontos não acumulativos.

 

Sinopse do curso 

A professora Dra. Luciana Zaterka trará quatro gigantes pensadores judeus – Hannah Arendt, Hans Jonas, Herbert Marcuse e Walter Benjamin – que abandonam a ideia de natureza humana para introduzir um novo olhar sobre a condição humana. Serão 4 encontros.

Dia da semana e horário

Segundas-feiras, 19h30 às 21h

Dinâmica do curso

Aulas interativas on-line, ao vivo com os professores.

 

Título e resumo de cada aula

30 de janeiro | Aula 1: H. Marcuse e a responsabilidade científica

06 de fevereiro | Aula 2: W. Benjamin e a responsabilidade artística

13 de fevereiro | Aula 3: H. Arendt e a responsabilidade política

 27 de fevereiro | Aula 4: H. Jonas e a responsabilidade ética

 

Política de descontos

Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

 

*Descontos não acumulativos.

 

 

Professora:

Dra. Luciana Zaterka

Luciana Zaterka tem graduação em química pela Universidade Mackenzie e mestrado em química orgânica pelo IQ-USP. Fez a graduação, o mestrado e o doutorado em Filosofia, pela FFLCH-USP. Seu pós-doutorado foi em História da Ciência pela PUC-SP. Atualmente é professora associada da UFABC onde leciona sobre filosofia moderna, teoria do conhecimento e ética. Suas pesquisas estão voltadas tanto à filosofia moderna, como à filosofia da ciência. Tem um livro publicado: A filosofia experimental na Inglaterra do século XVII (FAPESP/Humanistas) e é editora do livro Life and Evolution publicado pela Springer em 2020. Está com um livro no prelo intitulado Ensaios de História e Filosofia da Química (Ideias & Letras). Possui ainda inúmeros artigos e capítulos de livro publicados em revistas especializadas..