Detalhes do Curso/Evento

R$ 360,00
Nesse curso, estudaremos as simbologias referentes a antiga deusa e algumas de suas faces tardias: Eva e Lilith. (Sinopse na íntegra abaixo)


Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em academia@cip.org.br e os benefícios adicionais! *Descontos não acumulativos.

Sinopse do curso

A origem do mal, amiga da serpente, o fim de toda carne, demônio fêmea de longos cabelos, esposa do diabo, esposa de Adão, a que causa terrores noturnos, a que causa prazeres obscuros, submissa, insubmissa, pecadora, a que pare com dor, a que mata os recém-nascidos. Essas são algumas das características associadas ao binômio Eva e Lilith.


Eva e Lilith foram consideradas, cada uma a seu jeito, a origem do mal, a expressão do pecado e símbolos de insubordinação. As duas famosas mulheres que pertencem e contornam o imaginário dos povos herdeiros das culturas abraâmicas manifestam, na complexidade de suas representações, os múltiplos aspectos do feminino tanto em decadência quando em ascensão.
Enquanto Eva, até muito pouco tempo, foi compreendida como a agente do mal e Lilith como um terrível demônio fêmea, esses símbolos retornam para nós com outros significados, outros sentidos, outra força, sem nunca terem sido esquecidos.


Nesse curso, estudaremos as simbologias referentes a antiga deusa e algumas de suas faces tardias: Eva e Lilith.

 

Dinâmica do curso

Aulas gravadas na área de estudante, usando seu login e senha.

Título e resumo de cada aula

 Aula 1 | A antiga deusa e algumas de suas faces tardias: Eva e Lilith

 Aula 2  |Os hebreus na babilônia – a relação entre o Enumma Elish e a Bíblia hebraica

Aula 3 | Eva e a maldição da serpente.

Aula 4 | Lilith – o braço forte de Inanna, primeira esposa de Adão e demônio de longos cabelos

 Aula 5 | A glória do feminino sombrio.

 Aula 6 | O retorno da deusa e a glória do feminino exilado - Uma reflexão sobre Eva, Lilith e Shekhinah.

Política de descontos

Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os benefícios adicionais!

*Descontos não acumulativos. 

A inscrição no curso garante o acesso às aulas interativas, em modo presencial ou online, e ao conteúdo gravado, ao longo de 180 dias após a última aula.

 

 

Nome da professora

Profa. Julia Myara

CV da professora

Professora. Pesquisadora de Filosofia Antiga, narrativas sagradas e gênero. Julia Myara é professora, integrante e co-fundadora do IPIA – Comunidade de Pensamento. Também é doutora em História da Filosofia Antiga na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestra em Filosofia Antiga na PUC-RIO, graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e professora do ensino médio.
Atualmente realiza estudos na área de mitologia com ênfase nas figuras femininas.