Detalhes do Curso/Evento

R$ 300,00
O Livro de Samuel conta muitas das histórias seminais da história política da antiga Israel. Neste curso, o Dr. Micah Goodman irá levá-lo numa viagem através da narrativa dramática de Samuel, mostrando como ela fornece respostas para alguns dos desafios mais duradouros da humanidade e comenta poderosamente sobre o significado da religião e do sacrifício.

Religião e Política - semelhanças e divergências

Numa visão original e muito bem embasada em nossas fontes, o Dr. Micah Goodman discorre sobre um dos desafios básicos da humanidade: os benefícios e os perigos do anseio pela ordem social. O curso se baseia no livro de Shmuel (Samuel), identificando nele as respostas para alguns dos desafios acima descritos, comentando poderosamente sobre o significado da religião, povo e sacrifício.

 

Dia da semana e horário
Domingos às 11h

Dinâmica do curso
Aulas on-line ao vivo com o professor

Título e resumo de cada aula

07 de abril  de 2024 | Aula 01 | Os pecados de Shiloh
O Livro de Samuel começa com a infância de Samuel em Shiló, liderado por seu guardião e sacerdote de Shiló, Eli. Neste episódio, o Professor Goodman examina a visão de mundo distorcida e pecaminosa de Shiló. Ele argumenta que Shiló cometeu quatro pecados principais: atribuir poder à Arca da Aliança e não a Deus; priorizando o ritual sobre a ética; deixar a religião enterrar a religiosidade; e acreditar no poder do Santuário em vez do poder do Todo-Poderoso. O exemplo de Shiló prepara o terreno para as perspectivas do Livro de Samuel sobre religião e política.

14 de abril de 2024 | Aula 02 | O rei incerto
Neste episódio, o Professor Goodman analisa a ascensão de Saul. Antes de ser feito rei, Saul era tímido; ele não queria poder. Mas no final do seu reinado, ele estava disposto a fazer quase tudo para manter o seu poder. Assim como o poder da Arca da Aliança se voltou contra os filisteus e os israelitas, o poder da realeza também se voltou contra Saul. Seu exemplo ilustra um dos temas persistentes de Samuel: o poder muda aqueles que o possuem.

28 de abril de 2024 | Aula 03 | Confrontando a monarquia
No início do Livro de Samuel, os israelitas exigem um rei. O profeta Samuel é contra, mas Deus relutantemente lhe diz para aceitar a exigência do povo. Ele o faz e descobre - para sua surpresa - que embora seja antimonarquia, ele tem uma visão positiva do novo monarca, Saul. Samuel acredita que a insegurança de Saul o tornará obediente a Deus. Mas depois que Saul desafia a ordem de Deus, Samuel percebe seu erro de julgamento e mais uma vez critica a ideia de monarquia.

05 de maio de 2024 | Aula 04 | A ascensão, queda e retorno de David
Neste episódio, o professor Goodman analisa o conflito entre Saul e David, bem como o início do reinado de David como rei. Ao tentar matar David e proteger seu poder, Saul começa a perder o controle e exalta David aos olhos de Israel. Contudo, quando David se torna rei, ele também comete muitos pecados. Depois de se deitar com Bat-Sheva, David manda matar o marido dela. David também tem uma disputa com seu filho, Avshalom, que organiza uma rebelião contra ele e o expulsa de Jerusalém. Mas David também reconhece, como observa o Professor Goodman, que se aceitar o seu castigo e se arrepender – o que Saul nunca fez – Deus irá perdoá-lo e ele regressará à sua capital. Desta forma, David exemplificou a noção de teshuvá, arrependimento.

12 de maio de 2024 | Aula 05 | O sacrifício de David
Perto do final de Samuel 2, David evita uma praga nacional. Neste episódio, o Professor Goodman explica como esta história, juntamente com a história da Amarração de Isaac, ilumina o significado e a importância do Templo e da própria religião. Enquanto Avraham está disposto a sacrificar tudo por Deus, David está disposto a sacrificar tudo por seu povo.

 

Sobre o Professor

Micah Goodman é um autor e intelectual nomeado pelo Jerusalem Post como um dos 50 judeus mais influentes em 2017 e pela Liberal Magazine como um dos 100 israelenses mais influentes em 2019. Goodman é autor de seis livros best-sellers; seus três primeiros - O discurso final de Moisés, O sonho do Kuzari e Os segredos do guia para os perplexos - exploram o pensamento judaico clássico, e seus três mais recentes - O judeu maravilhado, Catch 67 e A revolução da atenção - exploram o pensamento israelense contemporâneo questões e ideias. Goodman é fundador do Beit Prat – israelense Midrasha, pesquisador do Centro de Pesquisa Kogod do Instituto Shalom Hartman em Jerusalém e, junto com Efrat Shapira Rosenberg, apresenta o popular podcast israelense “Mifleget Hamachshavot”, produzido por Beit Avi Chai.

Política de descontos
Sócios da CIP e das entidades parceiras: Consulte os cupons disponíveis e os benefícios adicionais!

*Descontos não acumulativos.

A inscrição no curso garante o acesso às aulas interativas, em modo presencial ou online, e ao conteúdo gravado, ao longo de 180 dias após a última aula.